Lucas Calore 

Elevado à Capital da Alegria em tempos outrora, o município de Rio Claro não contou com os desfiles da festividade carnavalesca neste ano de 2017. Após a troca da gestão municipal, os grandiosos desfiles que ocorriam na Rua 3-A, no Jardim América, foram transformados em matinês “para a família” no entorno do Coreto do Jardim Público, no Centro.

Foi ainda durante a campanha eleitoral do ano passado que o atual prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, afirmou que o Carnaval não seria realizado para contenção de gastos e investimentos na área da saúde.

O escrito saiu do papel: a verba que seria utilizada para a festança foi reorganizada e aplicada no contrato com as unidades móveis de saúde, que devem chegar a Rio Claro neste mês de agosto com atendimentos a partir de setembro, a fim de reduzir uma fila de 37 mil pacientes que aguardam por procedimentos médicos.

Uesca

Houve quem elogiasse e quem criticasse toda essa mudança estabelecida. No entanto, os ‘foliões’ se questionam: no próximo ano, o Carnaval irá retornar oficialmente?  Edson Santana, atual presidente da União das Escolas de Samba da Cidade Azul (Uesca) afirmou à reportagem que as agremiações estão trabalhando arduamente independentemente de prefeitura.

“As escolas estão se preparando para o desfile de 2018, apesar do diálogo com o atual gestor estar difícil. Tivemos algumas conversas com o Turismo, sem muito sucesso. Estamos pleiteando um patrocínio privado para a organização do desfile. Em caso de não conseguirmos, faremos um desfile pequeno ao redor das nossas quadras para não deixar acabar nosso carnaval que além de trazer alegria, promove geração de emprego e renda”, explica Santana.

As escolas ‘Samuca’, ‘Unidos da Vila Alemã (UVA)’, ‘Império da Vila Paulista’ e ‘Grasifs’ já estão fazendo ensaios da bateria, segundo o presidente. Já a ‘A Casamba’ e o bloco ‘Águia de Ouro’ também promovem outras atrações atualmente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%