O Projeto ‘Cão Doutor’ da Guarda Civil Municipal de Rio Claro deu mais um importante passo na expansão do trabalho de Cinoterapia. Após em agosto do ano passado ter fechado uma parceria com o Hospital Amaral Carvalho, localizado em Jaú, e que é referência em tratamento oncológico no Brasil, tiveram início as visitas a pacientes oncológicos.

Nesta semana, o GCM Igor Rafael de Carvalho, que também é médico veterinário com especialização em Cinoterapia, juntamente com a guarda civil Luciene Cristina Cortes, além do cão Holly, viajaram até Jaú para visitas pilotos, padronização e treinamento com o corpo médico do hospital, buscando a expertise no trabalho em ambiente hospitalar com a inclusão do cão nesse processo de tratamento dos pacientes.

Durante a visita guiada da equipe do Canil da Guarda Civil, o cão Holly primeiro passou pelo Ambulatório de Pediatria, seguiu para a Unidade de Internação de Pediatria, e por fim esteve na Unidade de Internação de Cuidados Paliativos.

“A receptividade e o carinho que o animal teve, desde a diretoria, corpo técnico, funcionários e principalmente dos pacientes, foi muito marcante e satisfatório. Sem dúvida, de quando apresentei esse projeto, quando começamos as visitas a asilos e escolas de Rio Claro, e o que estamos alcançando hoje, é muito satisfatório. É só mais um começo de um trabalho que vai levar alegria em um ambiente que não é fácil e que ninguém gostaria de estar que é o hospital. Holly estará ali para transformar os dias”, afirmou o GCM Igor Rafael de Carvalho.

Ele ainda ressalta que os pacientes demonstraram muita satisfação e alegria em poder interagir diretamente com o animal: “A experiência adquirida nessa nova área em breve deverá prestar um serviço de excelência profissional para os hospitais de Rio Claro também. Estamos trabalhando para isso”, finalizou.

Cinoterapia

Cino, do grego, significa cachorro. Logo, cinoterapia significa: terapia com cães! Usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.