O cão Baruk, um pastor belga malinois, que foi baleado no pescoço por um vizinho em Piracicaba, morreu na tarde deste domingo (10) após passar mal.

Depois de ser ferido por um ex-policial militar com um tiro de calibre 38 no último dia 3 de julho, o animal, havia passado por cirurgia para retirada do projétil e teve alta.

O veterinário Matheus dos Santos, do Núcleo de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Piracicaba, que atendeu o cachorro desde os primeiros socorros, disse que o animal era mantido em observação porque não se sabia a gravidade da lesão e que ainda havia estilhaços do projétil no corpo dele.

O corpo de Baruk passará por exames e autópsia nesta segunda-feira (11), para atestar as causas da morte.

O ex-policial militar de 70 anos que atirou no cachorro foi preso em flagrante na data do crime e liberado após audiência de custódia, mediante pagamento de fiança de R$ 1 mil, devido à sua condição de saúde.

Ele vai responder pelos crimes de maus-tratos a animais e porte ilegal de arma de fogo e está proibido pela Justiça de residir em seu endereço por seis meses e de se aproximar de seu vizinho, que é tutor do animal baleado.

De acordo a delegada responsável pelo caso, foi apurado que havia uma rixa entre os donos dos animais, e que houve uma situação na qual os três animais da vítima escaparam da chácara onde vivem e foram ao terreno do autor do disparo.

Informações cedidas pelo Jornal de Piracicaba

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA