Em apenas um minuto e 43 segundos, o cão de faro Áthila localizou os entorpecentes e estabeleceu um novo recorde na competição.

Segurança

O canil da Guarda Civil Municipal de Rio Claro representado pelos guardas municipais Henrique, Edison, Aguiar, Ritter e De Souza com os cães de faro Áthila e Thor, conquistaram o título de detecção de entorpecentes no sábado (29) no 9º Campeonato de Cães de Polícia das Guardas Municipais, realizado na cidade de Sumaré com a participação de 28 equipes. O GCM Palma participou como membro da comissão organizadora do evento.

As provas disputadas no torneio foram de proteção, cujo um dos objetivos é de revistar esconderijos, vigiar e latir e impedimento de fuga. Já na prova de detecção, o cão deve localizar os entorpecentes em menor tempo possível. Nesta modalidade de faro o cão Áthila da raça pastor belga malinois, de apenas dois anos, ficou em primeiro lugar com o tempo de um minuto e 43 segundos, estabelecendo um novo recorde na competição. Em segundo lugar ficou a GCM de Jundiaí com o tempo de dois minutos e 36 segundos, seguido pela GCM de Itapevi. O tempo máximo é de cinco minutos.

O secretário municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, exalta a importância da conquista obtida pelo cão e pelos guardas municipais. “Esse prêmio mostra que os treinamentos que realizamos com os cães de faro no Lago Azul estão dando resultados positivos”. O GCM Palma, coordenador do canil, diz que além do trabalho de localização de drogas, também é realizado trabalhos social e educativo com os cães.

Ao término da competição, o canil da Guarda Civil Municipal aposentou o cão de faro Thor, após oito anos prestando serviços à guarnição. O próximo campeonato acontece em 2018 na cidade de Diadema.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.