São 114 cachorros, entre adultos e filhotes, e outros 12 gatos disponíveis para adoção responsável no Canil Municipal

A prefeitura de Rio Claro realiza neste sábado (8), das 10 horas às 13h30, mais um evento de adoção de animais. A atividade será frente ao coreto do Jardim Público. Doze cachorros fêmeas e machos estarão disponíveis para adoção, de pequeno, médio e grande portes, todos vacinados, vermifugados e castrados.

O evento de adoção é uma realização da Secretaria do Meio Ambiente, por intermédio do Departamento Municipal de Proteção Animal (DPA), via Canil Municipal. Os interessados passam por entrevista e, por isso, devem apresentar documento pessoal e comprovante de endereço para que membros da equipe do DPA façam visita à casa do adotante,  verificando se o local tem condições de abrigar o animal de estimação.

“A posse responsável é de extrema importância para o bem-estar dos animais. Os que estarão no evento são cães resgatados de maus tratos ou que foram abandonados, ou seja, já tiveram traumas e sofrimentos e por isso, todo cuidado é necessário”, informa Giselle Pfeifer, diretora do Departamento de Proteção Animal.Além da adoção, o evento tem como objetivo promover e difundir o conceito de posse responsável, com orientações aos adotantes em potencial. “Toda adoção deve ser feita com muito planejamento de longo prazo, pois em alguns casos, pode resultar em abandono. É preciso encarar como um novo membro da família”, explica Giselle.

Também haverá um brechó realizado pelos grupos de proteção animal “Matilha SRD”, “Afeto Pet” e “Os Vira-Latas”, com toda a renda destinada aos animais amparados pelos grupos.

Canil municipal

Os interessados também têm a possibilidade de visitar o canil municipal, que abriga cerca de 130 animais entre cães e gatos, filhotes e adultos, todos vacinados e vermifugados. “Todos os animais adultos também são castrados”, ressalta a diretora do DPA.

Localizado na Avenida das Indústrias, sem número, no Distrito Industrial, o canil municipal abre de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 14 às 18 horas, e aos sábados, das 8 às 12 horas. Aos domingos e feriados as visitas são feitas somente mediante agendamento pelo telefone 3532-4115, que atende em horário comercial. Os animais podem ser vistos pela internet, na página www.facebook.com/canilrioclaro e no perfil @canilrioclaro no Instagram.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.