Canil é uma palavra que, por seu histórico, ainda assusta as pessoas. Canil, segundo o dicionário, é apenas o lugar destinado ao alojamento de cães, mas a palavra é associada por muitos, até os dias de hoje, a maus-tratos ou até mesmo ao abate de animais. Toda essa imagem tenta ser transformada pelo Canil Municipal de Rio Claro, que preza pelo cuidado e acolhimento de animais que passaram por momentos difíceis.

“A função do Canil é de resgatar animais que estão na rua, em situação de maus-tratos, atropelamentos. Nosso trabalho é trazer esses animais, curá-los, deixá-los aptos para uma adoção responsável e buscar uma nova família, um novo lar, onde eles receberão amor”, explica Vivian Maciel, que é assessora da diretoria do Canil.

O trabalho do Canil Municipal é resultado da ação conjunta dos responsáveis pela instituição, funcionários do local, da Guarda Civil Municipal, grupos de protetores de animais e de vários outros voluntários que contribuem como podem para melhorar a qualidade de vida dos bichinhos.

“Hoje contamos com três veterinários, nossas estagiárias e outros funcionários, que são muitos importantes nesse amor e cuidado com os animais. Trabalhamos com os voluntários, que sempre vêm passear com os cães, brincar com eles, o que é muito importante porque são bichos que neste omento estão sem uma família. Pra isso estendemos o convite para todos que queiram vir aqui. Os grupos de protetores também são essenciais para nós, pois eles sempre identificam animais em situação crítica, acionam a Guarda Civil, que faz o trabalho de patrulha e abordagem. Aí somos chamados para fazer o resgate e cuidar desses bichos”, detalha Vivian.

Apesar de acolher e tratar muito bem dos animais, o canil funciona apenas como um lar temporário para eles e é necessário o entendimento da população sobre o trabalho para que os cães e gatos achem uma nova família e possam seguir recebendo o amor e os cuidados merecidos.

“Aqui no Canil eles têm as baias, cobertores, rações da melhor qualidade, mas eles ainda precisam de um lar definitivo. A nossa ideia é trazer os animais para que eles sejam curados e depois manda-los para uma família. Nós mostramos esse trabalho e os bichos que estão disponíveis para adoção, mas ainda a procura não é a que a gente precisa. Estamos com uma superlotação”, comenta Vivian. Atualmente, o Canil Municipal está com cerca de 130 cães e 70 gatos, sendo que a maioria deles está disponível para adoção. É importante lembrar que todos os animais que deixam o canil para as suas novas casas, saem de lá castrados e vacinado.

CASA ABERTA E EVENTOS

Para quem quer conhecer o trabalho mais profundamente e de perto, o Canil Municipal está realizando neste fim de semana uma casa aberta para receber a população. A ação teve início no sábado e segue neste domingo até as 16h.

“A gente costuma ter feiras de adoção, mas resolvemos fazer a Casa Aberta para ver o que conseguimos de resultado. Muitas vezes, nas feiras, as pessoas chegam e não sabem que temos animais para adoção, porque tem aquela imagem antiga de canil. As pessoas não tem a noção de que temos animais de todos os tipos, bem cuidados. Nosso objetivo com o evento desse fim de semana é exatamente mostrar esse cuidado que temos com os animais”, explica Vivian.

COMO CHEGAR ATÉ O CANIL

  • Endereço: Av. das Indústrias com a Rua Alfa, Distrito Industrial (ao lado da Zoonoses).
  • Horário de atendimento: Segunda a Sexta – 8h às 17h; Sábado e Domingo – 8h às 12h
  • Telefone para contato: (19) 3532-4115
  • Redes Sociais: Instagram – @canilmunicipalrc; Facebook – CanilRioClaro

DENUNCIE MAUS-TRATOS CONTRA OS ANIMAIS – 153 (GCM)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Acidente entre carro e moto é registrado na Visconde

Ciro acompanha PDT e anuncia apoio a Lula no 2º turno