Uma visita ao Hospital Amaral Carvalho, localizado em Jaú, e que é referência em tratamento oncológico no Brasil, resultou em uma importante parceria que irá expandir o projeto “Cão Doutor” que já é realizado pela Guarda Civil Municipal de Rio Claro.

Na última sexta-feira (5), o GCM Rafael, que também é médico veterinário e idealizador do Projeto de Cinoterapia “Cão Doutor”, além da GCMF Cortes e a assessora da Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Civil, Sonia Mantovani, estiveram reunidos com o Dr. João Gabriel S. de C. e Silva e assistentes sociais do hospital, onde apresentaram uma palestra sobre o trabalho já desenvolvido pelo cão Holly em Rio Claro e o corpo técnico do hospital demonstrou enorme interesse e falou da intenção de introduzir a terapia no hospital.

“Essa parceria é de suma importância para ambas as partes, principalmente para a Guarda Civil, que ampliará o conhecimento técnico dos GCMs envolvidos, e o embasamento necessário para que o Projeto ‘Cão Doutor’ realize um trabalho de excelência em nosso município, cuja troca de informações funcionará como um treinamento-piloto para novo trabalho a ser implantado em nossa cidade”, afirmou o GCM Rafael.

Como começou

O Cão Doutor realizou a sua primeira visita no dia 18 de agosto do ano passado. Os beneficiados foram os idosos moradores do Lar Bethel. O resultado foi tão positivo que outras visitas já aconteceram no mesmo local e para os idosos é uma alegria toda vez que o animal, da raça Golden Retriever, vai ao local. Na oportunidade o GCM Rafael, em entrevista ao Jornal Cidade, já pensava no futuro e manifestou o desejo de expansão, acreditando no propósito da atividade: “Futuramente queremos expandir para escolas e hospitais”, disse. Nas escolas o sonho já se tornou realidade. Em hospitais, é a próxima meta agora para a equipe.

Cinoterapia

Cino, do grego, significa cachorro. Logo, cinoterapia significa: terapia com cães! Usar cães como base para alguns tipos de tratamento se mostrou efetivo para uma série de doenças e condições que acometem o ser humano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.