Avaliações e consultas médicas regulares é umas das medidas aconselhadas para prevenir o câncer

Do Portal do Governo

O maior número de casos de câncer no Brasil em 2016, segundo dados do Ministério da Saúde, são os de câncer de próstata, pulmão e intestino grosso, entre os homens; e de mama, intestino grosso e cólon de útero, entre as mulheres.

Entre os homens: próstata – 61 mil casos, pulmão – 17 mil casos e Intestino Grosso – 16 mil casos.

Entre as mulheres: câncer de mama – 57 mil casos; intestino grosso – 16 mil casos e colo de útero – 16 mil casos.

Mitos e verdades

Com mais incidência entre os adultos, o câncer atinge todas as faixas etárias. O tipos mais frequentes de câncer infantil são de leucemia, linfomas e alguns tipos de sarcomas.

Ao contrário do que se pensa, o câncer não é hereditário, a maior parte dos casos (90%) está relacionada a outros fatores e somente 8% são decorrentes de herança genética.

Não há estatísticas que confirme a afirmação de que o uso excessivo do celular ou exposição a eletrodomésticos como o microondas, ou até de que passar desodorante, provoque o câncer.

O câncer não é contagioso, embora os vírus do hepatite B e C possam ser contraídos pelo compartilhamento de seringas entre dependentes químicos ou por sexo sem proteção, e do HPV, por relação sexual sem camisinha.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.