Campanhas na cidade aquecem dias e noites de frio

114

Lucas Calore

Entrega de sopa feita no fim de semana para moradores de rua na cidade
Entrega de sopa feita no fim de semana para moradores de rua na cidade

O frio que tem feito em Rio Claro nos últimos dias assustou muita gente, isso porque ainda estamos no outono. Conforme previsto, a madrugada de segunda-feira (13) foi de baixíssima temperatura na cidade.

De acordo com os dados do Ceapla – Centro de Análise e Planejamento Ambiental da Unesp, a mínima registrada foi de apenas 1,3°C, a menor registrada em 2016, logo às 07h20 e com sensação térmica de 2°C negativos.

Sopas do bem

A morte de um morador de rua na semana passada tem como causa provável a hipotermia, ou seja, ele pode ter falecido por conta do frio. Comovidos com a notícia, integrantes do grupo Manifesto Missionário Zero Hora, ligado à Igreja Evangélica Quadrangular do Jardim Novo I, resolveram unir forças para um bem maior.

Durante a madrugada de sábado (11) para domingo (12), percorreram os bairros de Rio Claro para fazer entrega de cerca de 40 sopas para os moradores em situação de rua. Bruno de Lima, um dos organizadores do grupo, diz que arrecadou dinheiro entre os frequentadores da igreja e ainda recebeu doações de donos de comércio, como pães e legumes.

A ação fez sucesso nas redes sociais. “Muita gente já nos procurou para oferecer ajuda também”, revela. O objetivo do grupo, que existe há um ano, é proporcionar auxílio em várias frentes para a população em situação de rua. Clique aqui para curtir a página do grupo.

Campanhas

Também na internet, uma outra campanha está circulando para inspirar as pessoas. A ideia é incentivar que a comunidade, ao sair de casa, leve algum agasalho, manta ou cobertor que não utiliza mais para que, em caso de ver algum morador de rua, possa doar.

Já a Campanha do Agasalho, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade, teve início no mês de maio. As roupas arrecadadas são distribuídas para as famílias carentes de Rio Claro. A distribuição dos itens arrecadados acontece no Barracão da Solidariedade, que fica na Rua 1-B, 411, no bairro Cidade Nova, onde também é possível entregar doações.

Frio histórico

De acordo com um levantamento realizado pelo técnico Carlo Burigo, do Ceapla/Unesp, a temperatura mais próxima de 0°C em Rio Claro foi na data de 28 de junho de 2011, com 0,6°C. Já a mínima mais baixa registrada no município foi no ano de 1994, com 1,8°C negativo.

1 COMENTÁRIO

  1. E para os animais que moram nas ruas na grande maioria das vezes abandonados e jogados sem dó nem piedade pelo ser humano, alguém irá fazer alguma coisa pra amenizar o frio deles também? São seres vivos e merecem atenção também,haja vista que com certeza não nasceram ali e se estão é porque o homem “racional” o fez chegar nesta condição.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: