Idosos e outros grupos ainda podem tomar a vacina contra a gripe no município

A campanha de multivacinação continua em Rio Claro até o dia 30 de novembro. Crianças e adolescentes menores de 15 anos devem ser levados pelo responsável a um posto de saúde para colocar a vacinação em dia. Levantamento da Fundação Municipal de Saúde aponta que, em Rio Claro, desde o início da campanha de multivacinação 6.278 crianças e adolescentes compareceram a uma unidade de saúde e 3.541 estavam com alguma dose atrasada e receberam a vacina correspondente à idade e ao calendário vacinal.

Na faixa etária de menores de 1 ano, foram levados às unidades de saúde 1.903 bebês e 1.406 tinham alguma dose para receber. Entre as crianças de 1 a 4 anos, compareceram 2.121 ao posto de saúde e 1.106 precisaram ser vacinadas. De 5 a 14 anos 2.254 estiveram em uma unidade de saúde e 1.029 foram vacinados.

O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família, exceto as do Santa Elisa, Benjamin de Castro, Jardim Brasília e São Miguel. É importante a apresentação da carteira de vacinação, assim o profissional de saúde poderá conferir e atualizar as carteirinhas, aplicando as doses necessárias.

O objetivo da campanha é ampliar as coberturas vacinais e, para isso, estarão disponíveis para aplicação 16 tipos de vacinas, que protegem contra cerca de 20 doenças. Não é necessário intervalo entre as vacinas do calendário vacinal e a da Covid.

As vacinas disponíveis para aplicação durante a campanha são: DTP e pentavalente, BCG, poliomielite, tríplice viral e SCRV, hepatite A, hepatite B, varicela e SCRV, febre amarela, HPV, Rotavírus humano G1P1, meningo C, meningo ACWY e Pneumo 10 valente.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.