O Ministério da Saúde (MS) anunciou na quarta-feira (29) a prorrogação da campanha nacional de vacinação contra a gripe até o dia 15 de junho. A decisão foi motivada pelos efeitos da paralisação dos caminhoneiros no atendimento em saúde. Inicialmente, o fim da campanha estava previsto para sexta-feira, 1° de junho.

Em Rio Claro, a campanha também foi prorrogada até 15 de junho. A Vigilância Epidemiológica foi notificada oficialmente na sexta-feira (1º) sobre a ampliação da campanha. Vale lembrar que a vacina é destinada apenas às pessoas pertencentes aos grupos prioritários, determinados pelo Ministério da Saúde.

A Vigilância Epidemiológica informa ainda que nesta segunda-feira (4) os horários dos postos de vacinação voltaram ao normal e não haverá mais a presença da unidade móvel no Jardim Público. Assim, a vacinação continuará sendo feita normalmente em 18 salas localizadas nas unidades básicas e de saúde da família.

Os horários de vacinação são de segunda a quinta-feira das 07h30 às 15h30 e de sexta-feira das 07h30 às 13h30 (nas USFs) e de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30 (nas UBSs). A lista com endereços e telefones das unidades de saúde pode ser consultada no site www.saude-rioclaro.org.br.

A última prévia divulgada na semana passada indicava que em Rio Claro 28.906 pessoas foram vacinadas. Todas pertencem aos grupos prioritários, com indicação para receberem a vacina. Esse número representa 66% da meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, que no município é de 44 mil pessoas.

Os grupos prioritários são formados por crianças de seis meses a cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, mães com até 45 dias após o parto, profissionais da saúde, professores das redes pública e particular de ensino, população indígena, portadores de comorbidades, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade, como adolescentes internados em instituições sócio-educativas.

De acordo com os últimos dados do ministério, a campanha imunizou 35,6 milhões de pessoas em todo o País, o que equivale a 66% do público-alvo. Para atingir a meta de imunizar 54,4 milhões de pessoas, o governo espera, com a prorrogação da campanha, vacinar os 18,8 milhões de brasileiros e brasileiras que ainda não receberam a dose da vacina. De acordo com o Ministério, 100% das 60 milhões de doses de vacina já foram distribuídas aos estados.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.