Campanha é realizada pelo Grupo Mais Vida em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú

Da Redação

Será realizado nesta quarta-feira (2), das 18 às 20h30, no Grêmio Recreativo dos Empregados da Cia Paulista, mais uma campanha de doação de sangue e cadastramento de medula óssea.

Organizada pelo grupo de voluntários Mais Vida, a iniciativa é em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú, centro de referência em transplantes de medula óssea e também em tratamentos oncológicos. O Grêmio fica na Rua 9, 1.569, no bairro Santa Cruz.

A voluntária do Grupo Mais Vida, Luciana Sartori Santos, contou à reportagem que aguarda a participação da comunidade rio-clarense. “Na última edição tivemos 92 pessoas que doaram sangue e 141 cadastros de medula”, comenta.

Campanha é realizada pelo Grupo Mais Vida em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú
Campanha é realizada pelo Grupo Mais Vida em prol do Hospital Amaral Carvalho, de Jaú

SANGUE

De acordo com a voluntária, podem ser doadores de sangue pessoas entre 16 e 69 anos de idade que tenham peso mínimo de 50 quilos. É necessário comparecer alimentado para a doação e levar documento com foto (RG ou CNH).

MEDULA

Já para realização dos cadastros de doadores de medula óssea, o interessado dever ter entre 18 e 55 anos e ter bom estado de saúde. Luciana esclarece que na ocasião não acontece a doação de medula, mas sim o cadastro de interessados em doar, que permanecerá disponível no Redome (Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea).

“A pessoa não vai doar a medula, é um cadastro. Se for compatível com alguém, a pessoa é convidada a doar e então é que vai passar por todos os procedimentos”, frisa.

Ela diz ainda que o banco de dados pode ser utilizado em qualquer parte do país e também no exterior. “Existe esta troca de consulta do banco de dados. Mas só acontece a doação se existir a compatibilidade”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.