Uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas.

Objetivo é incentivar a população a doar sangue

Doar sangue é considerado um ato valioso de amor para com o próximo. Por esse motivo, o Corpo de Bombeiros convida toda a população a comparecer aos Bancos de Sangue e participar da campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’.

A ação acontece todos os anos e visa estimular pessoas a doarem sangue e reforçar os estoques, que caem no período de inverno. A campanha este ano está em sua 20ª edição e o tema é “Compartilhe a Vida que Pulsa em Você”.

Como doar

Para doar, é preciso ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos. Para menores de 18, é necessário o consentimento dos responsáveis.

O doador precisa pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original, com foto recente. Outras recomendações essenciais são: não pode estar gripado, resfriado, em processo alérgico ou infeccioso, não pode ser alcoolista crônico, ter sido exposto a doenças sexualmente transmissíveis, não pode ter realizado endoscopia ou colonoscopia há menos de seis meses e nem ter feito tatuagem, maquiagem definitiva e piercing há menos de 12 meses, ter suspeita para Covid-19 nos últimos 7 dias e, em caso de diagnóstico positivo, é preciso aguardar 10 dias após a completa recuperação.

Rio Claro

O Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro funciona às segundas, quartas e sextas das 7h às 11h. Agende seu horário: (19) 3535-7000/(19) 99288-9737.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Rio Piracicaba recebe 95 mil alevinos de pacu-guaçú

Após 40°C ontem, Rio Claro pode ter chuvas ainda hoje