Campanha arrecada ‘polvos’ aos bebês da UTI; o acessório traz conforto durante a internação.

Santa Casa convida artesãos para que produzam polvos de crochê, que comprovadamente auxiliam bebês prematuros durante a internação.

A Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro lançou campanha em benefício dos bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva – UTI. O nome da campanha é “Meu amigo e companheiro polvinho”, e consiste num convite para que os artesãos voluntários produzam polvos de crochê, acessórios que comprovadamente ajudam no desenvolvimento saudável dos bebês prematuros.

Os acordo com o hospital, os polvos de crochê são muito mais do que um “brinquedinho bonito”. A peça vem “para somar na recuperação dos pequenos, mas nunca poderá substituir práticas consagradas como o aleitamento materno, o método canguru, a presença dos pais na UTI, entre outras orientadas pelos profissionais responsáveis.

Além disso, embora hoje o polvo de crochê seja confeccionado em diferentes versões, o ideal é que ele siga as normas do projeto original, o Octo, especialmente se o intuito for entregá-lo a bebês prematuros”, comenta Rebeca, coordenadora da UTI-Neonatal.

Dicas e regras de como elaborar o polvinho: corpo do Polvo: 6 a 9 cm; tentáculos: 25 cm; tipo de Fio: 100% algodão; linha Barroco nº 4 ou Ane 2 fios; enchimento: Fibra Siliconada; olhos do Polvinho: costurado e não colado (devido ao processo de esterilização em alta temperatura).