Sidney Navas

ESPORTE COM SEGURANÇA: o melhor é escolher um local seguro, e não entre os carros
ESPORTE COM SEGURANÇA: o melhor é escolher um local seguro, e não entre os carros

O verão está chegando e com ele as pessoas aproveitam para se exercitar mais. Mas a prática do esporte em locais inadequados, como ruas e avenidas movimentadas, pode ser um perigo e acabar em acidente e/ou atropelamento. Em Rio Claro é comum as pessoas caminharem ou correrem dentro do campus da Unesp do Bela Vista, na paralela da Avenida Marginal à Presidente Kennedy em volta do aeroclube e do lado de fora (na calçada) e dentro do Lago Azul ou ainda pela Floresta Estadual Edmundo Navarro de Andrade, o antigo Horto Florestal.

Esse pontos oferecem segurança aos atletas e são os mais indicados pelas autoridades. Na Unesp, por exemplo, a portaria fica aberta ao público em geral de segunda a sexta-feira das 6 às 20 horas para a prática de caminhada. Agora aos sábados e domingos os portões são mantidos fechados. Embora a cidade disponibilize locais adequados, alguns preferem se arriscar e caminham na Avenida Ulysses Guimarães, que não tem calçadas em muitos trechos, e na ciclovia do Distrito Industrial, dividindo de maneira incorreta o espaço destinado apenas aos ciclistas. Isto é um erro e tais localidades devem ser evitadas.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Wlademir Walter, orienta a população a procurar somente locais apropriados, como o Lago Azul, imediações da Kennedy e dentro do campus da Unesp do bairro Bela Vista ou no interior da Feena. “Na rua entre os carros, motos e bicicletas é muito perigoso. O condutor está concentrado no trânsito e às vezes nem vê o pedestre caminhando ou correndo. Também não é aconselhável colocar fones de ouvido. O barulho da música pode dispersar nossa atenção”, frisa. Ele também destaca que o mais prudente é sair em grupo. “Quanto maior o número de pessoas correndo juntas, mais segurança elas terão”, pontua.

A dona de casa Alessandra Reis da Silva só caminha no interior da Unesp. “Me sinto mais segura aqui e quando posso saio acompanhada de minha filha”, revela. Quando sair de casa, vista roupas leves e sempre carregue água junto para ir hidratando o corpo. Escolha os locais mais arborizados, como a Floresta. Isso também ajuda a caminhada ser mais produtiva. Se protega usando protetores solares e só caminhe nas primeiras horas do dia ou então no final da tarde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.