O projeto Caminhada “Passos que Salvam” foi idealizado pelo Hospital do Câncer de Barretos e acontece em Rio Claro no dia 24 de novembro, às 8h, com saída do Shopping Center de Rio Claro.

“O grande objetivo é despertar a população para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e de divulgar a pais, professores e toda a população quais são os sinais e sintomas da doença, já que eles são facilmente confundidos com os de outras enfermidades menos graves”, explicou a médica pediatra Denise Prado.

“Além de disseminar a informação, a Caminhada Passos que Salvam também possui uma ação prática e mais direta de combate ao câncer infantojuvenil: ao adquirir o kit com a camiseta, boné e sacolinha, no valor de R$ 35,00, cada participante colabora para arrecadar fundos para o tratamento de pacientes no Hospital de Amor Infantojuvenil de Barretos”, explica a coordenadora do evento Maria José Mina.

Sintomas

Segundo o setor responsável do Hospital de Amor de Barretos, existem diferentes sinais pelos quais podemos supor que uma criança sofra de câncer, como dores de cabeça pela manhã e vômito; caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não desaparecem; dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças; manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; aumento no tamanho da barriga; brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Após 1 ano de idade, até o fim da adolescência, o câncer infantojuvenil é a primeira causa de mortes pela doença.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.