O artista rio-clarense posa ao lado de suas novas ‘obras’: coleção está disponível em site

Fabíola Cunha

O artista rio-clarense posa ao lado de suas novas ‘obras’: coleção está disponível em site
O artista rio-clarense posa ao lado de suas novas ‘obras’: coleção está disponível em site

Ilustrador, caricaturista, artista gráfico, professor universitário, o rio-clarense Camilo Riani atua em diversas frentes e vê agora seu trabalho estampado em camisetas.

Embora já considerasse a possibilidade de levar seus trabalhos para a moda, Riani explica que aguardou pelo momento certo para que a transposição não prejudicasse o trabalho: “Ainda não havia uma tecnologia que se aproximasse da imagem original, com riqueza de detalhes. Como a ideia era ver se seria possível reproduzir imagens com as pinceladas e texturas originais, foi preciso esperar uma técnica que ‘pintasse’ o tecido por inteiro, sem marcá-lo”, explica.

Com a ajuda do irmão, Pedro, que já atua no ramo de vestuário, o artista pesquisou tecidos e tipos de pintura que pudessem manter a originalidade de suas obras em tecido. Todas as peças de roupa carregam pinturas que já estão em quadros. Segundo Riani, está aí o diferencial da coleção: “O projeto parte do princípio de ‘vestir’ a arte mesmo”.

>>> VÍDEO: Terra de gigantes: desenhistas de Rio Claro em destaque

Riani explica que transpor uma obra que está em um quadro horizontal, por exemplo, para uma peça que vai se ajustar ao corpo não é tarefa simples, pois equilíbrio e elegância devem ser priorizados. No entanto, embora algumas obras tenham ficado de fora da coleção final, ele afirma que a coleção tem a essência de sua obra: “Os critérios para escolha de algumas obras entre centenas que tenho em minha carreira foram, sobretudo, o respeito pela arte original, a força que a imagem traria à peça, o equilíbrio visual e a possibilidade de criar novas sensações”, avalia.

As camisetas, em versão masculina e feminina, podem ser encontradas no site www.vistaarte.com. São 20 modelos divididos nas categorias Figurativas e Abstratas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.