Divulgação 

As câmeras instaladas nas vias públicas de Rio Claro darão suporte mais efetivo ao combate à criminalidade e às infrações de trânsito no município. Com o objetivo de ampliar os mecanismos de segurança oferecidos à comunidade, a prefeitura está adotando nova dinâmica no uso das câmeras, que passarão a ser usadas também para identificar veículos furtados e roubados, e para coibir práticas proibidas no trânsito.

“As 24 câmeras da prefeitura, instaladas em pontos movimentados da cidade, funcionam 24 horas e podem ser muito melhor aproveitadas do que vinham sendo durante todos esses anos”, comenta o vice-prefeito e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba.

Isso porque os equipamentos, de alta resolução, geram imagens nítidas que podem ser bastante ampliadas com pouca perda de qualidade, o que ajuda a identificar indivíduos em atitude suspeita, e a partir de agora, também modelos, cores e até placas de veículos. A fiscalização intensificada com as câmeras será feita pelo Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), órgão da Guarda Civil responsável pelo gerenciamento do sistema de monitoramento.

No caso da fiscalização de trânsito, a Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana reforça que o principal objetivo das câmeras é oferecer à população mais um mecanismo de segurança no tráfego, que já conta com radares e lombadas eletrônicas. A prefeitura reforça a necessidade dos condutores sempre obedecerem a legislação e sinalização, para não serem multados. Em caso de qualquer infração, como estacionar em local proibido, as imagens das câmeras podem ser usadas para aplicação de multa, conforme estabelece o Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Para reforçar a orientação aos motoristas, a prefeitura está instalando 30 placas informando sobre o novo sistema de monitoramento. Os avisos estão sendo colocados em vias como as avenidas Presidente Kennedy, Tancredo Neves, Castelo Branco e Brasil, assim como no final da Rua 9 perto da Rodovia Constante Peruche e demais acessos ao município. Outras placas informativas também serão instaladas em breve em pontos estratégicos da cidade.

Desde janeiro, quando assumiu a prefeitura de Rio Claro, o atual governo municipal já realizou várias ações para incrementar o setor de segurança do município. Semanalmente e em datas estratégicas, vão para as ruas GMs que nos demais dias fazem trabalhos administrativos. As parcerias com a Polícia Militar foram estreitadas e o sistema de rádio ampliou o alcance de comunicação na zona rural. O canil municipal agora treina no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Daae faz reparo emergencial de rede em Ajapi

Adolescente recebe ajuda após ficar perdido

Rio Claro abre centro de informações sobre dengue