Na madrugada do dia 20 de agosto, por volta das 4h22, as câmeras do circuito interno de segurança da Unesp de Rio Claro, campus Bela Vista, registraram a presenta de um (a) visitante nada comum. Um lobo-guará (ou loba), até pelo seu comportamento solitário, circulava tranquilamente pelo interior da unidade.

No ano passado, em 17 de agosto, o sistema de monitoramento do campus da universidade já tinha flagrado um lobo-guará próximo à portaria do campus. Na época, o Prof. Dr. José Alexandre Perinotto, diretor do IGCE, ressaltou que a pressão humana nas áreas de floresta acaba espantando os animais e o fato de o campus estar vazio durante a pandemia proporcionou, pela primeira vez, o flagrante em suas dependências.

“É uma situação que causa admiração, é bonito, por vermos algo da natureza tão perto, mas é triste pensar que o animal tem de sair de se habitat devido às ações dos homens”, destacou. Vale ressaltar que o animal, símbolo do Cerrado, sofre, atualmente, com a destruição do seu espaço e ecossistema.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.