Rio-clarenses não veem com bons olhos a mudança na Câmara e rejeitam o aumento no número de cadeiras no legislativo

Favari Filho

Camarária em pauta. Na próxima segunda-feira (3), os vereadores retomam as atividades das sessões a partir das 17h30, no Plenário. De acordo com o presidente da Câmara, João Zaine, há alguns projetos cujos prazos dos pedidos de vista estão para vencer até o fim do ano e, portanto, devem ser retomados. Entre as principais matérias, acrescentou que, ainda no segundo semestre, serão apreciadas a do Plano Diretor e a das contas de 2016.

A pouco mais de um ano das eleições municipais, o movimento em torno das possíveis candidaturas continua agitado nos bastidores, porém três nomes já estão bastante adiantados nas negociações: Agnelo Matos (PT), João Zaine (PMDB) e Juninho da Padaria (DEM), corroborando que a polarização entre dois grupos distintos que já dura mais de duas décadas pode ser rompida na Cidade Azul.

A dúvida, entretanto, é se os candidatos a pré-candidatos vão figurar como prefeito ou vice no pleito de 2016. De qualquer forma, uma vez candidatos ao Executivo, como fica a situação no Legislativo? O Jornal Cidade questionou João Zaine como pode ficar a situação e o presidente elucidou: “O calendário eleitoral vai começar a vigorar somente a partir de julho de 2016, portanto, neste segundo semestre a situação dos vereadores com relação às possíveis candidaturas permanece inalterada”.

Procurado pela reportagem, Agnelo assegurou que a sua atenção no segundo semestre está voltada para o Plano Diretor e para o Projeto dos Ambulantes. O vereador defendeu que o momento é de trabalho no intuito de viabilizar recursos para ajudar o município. “Creio que muito mais que apenas focar na disputa partidária, é necessário ajudar a administração a pressionar o Estado para o andamento de obras como a Fatec e a duplicação da vicinal entre Rio Claro e Santa Gertrudes”, destacou. Quanto a possível candidatura, limitou-se a um pequeno comentário: “a Câmara tem o regimento interno caso o vereador concorra a prefeito, temos também o Judiciário, que deve orientar para não incorrermos em erro”.

Juninho da Padaria, por sua vez, explicitou que, depois do recesso, sua prioridade é o Projeto dos Ambulantes, o qual tem expectativas de debates mais aprofundados antes da conclusão do assunto. “Sempre sou pautado pela vontade da população. No mais, as votações são definidas pela mesa diretora e comissões, porém é certo que até o final de dezembro teremos que votar o projeto de orçamento de 2016”. Com relação à disputa do Executivo, ponderou: “É uma honra ter o meu nome cogitado para concorrer ao cargo de prefeito, agradeço à população, que vem apoiando. A decisão está sendo discutida internamente e, caso eu venha a disputar, certamente cumpriremos as exigências legais de uma candidatura”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.