João Zaine (PMDB) foi eleito para função de presidente, sucedendo o petista Agnelo Matos

Antonio Archangelo

João Zaine (PMDB) foi eleito para função de presidente, sucedendo o petista Agnelo Matos
João Zaine (PMDB) foi eleito para função de presidente, sucedendo o petista Agnelo Matos (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal definiu na tarde desta segunda-feira, 15 de dezembro, os vereadores que ocuparão a presidência e as demais funções da  Mesa Diretora do legislativo para o biênio 2015/2016. Confirmando os rumores,  João Zaine (PMDB) foi eleito para função de presidente, sucedendo o petista Agnelo Matos. A vice-presidência permaneceu com Júlio Lopes (PP).

Para a composição da Mesa Diretora, a petista Raquel Picelli (PT), foi eleita para primeira secretaria, e Anderson Christofoletti (PMDB) na segunda secretaria.

No final de semana os boatos dos próprios vereadores, apontaram que um fator surpresa poderia agregar a oposição, que tenta se restruturar no parlamento. O presidente do PSDB, Guilherme Pfeifer, por exemplo,  havia declarado que a sugestão seria para o lançamento da candidatura do vereador Paulo Guedes, a presidente da Câmara. Do outro lado, o grupo liderado pelo  Democratas ventilava Calixto (PRP) como presidente.

Os vereadores tentaram uma aproximação com o vereador Dalberto Christofoletti (PDT), porém a posição do vereador Pereira (PTB) de que não votaria em Calixto desmoronou qualquer tentativa de fortalecimento.

Na eleição, tanto Pereira e Calixto votaram nos candidatos da base governista de Altimari. PSDB e DEM ficaram sozinhos, porém marcaram seu posicionamento. O mandato dos eleitos na Mesa Diretora tem início no dia primeiro de janeiro de 2015, com término no dia 31 de dezembro de 2016.

ATUALIZAÇÃO ÀS 09H40 DE TERÇA-FEIRA (16)

O novo presidente eleito da Câmara Municipal, João Zaine, participou na manhã desta terça-feira (16) do Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan. Para conferir a entrevista na íntegra, basta clicar no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.