Na última semana, o prefeito, secretários e vereadores chegaram a debater o assunto na Secretaria de Estado do Meio Ambiente

A Câmara Municipal vota nesta segunda-feira (4), em primeiro turno, o projeto de lei de autoria do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) que visa firmar um convênio entre a Prefeitura de Rio Claro e o Governo de São Paulo para ações de desenvolvimento e preservação da Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’, a Feena. A proposta é formar uma parceria por cinco anos junto à Fundação Florestal, autarquia estadual responsável pela gestão da unidade de conservação.

A ideia é compor um plano de trabalho para atividades até o ano de 2027 que consistem em programa de pesquisas, monitoramento ambiental, uso público da Feena, educação ambiental junto a escolas, recreação e lazer, além de etapas de manejo florestal e recuperação de ambientes degradados, programa de prevenção e combate a incêndios, manejo da fauna, administração da unidade, bem como proteção e fiscalização. O convênio também prevê um programa de cooperação institucional e relações públicas.

Na última quarta-feira (30), inclusive, o prefeito Gustavo esteve ao lado de secretários municipais e vereadores na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Infraestrutura, onde foram recebidos pelo subsecretário Eduardo Trani. Representantes do Gaema do Ministério Público e gestores da Feena e Fundação Florestal também participaram.

Na oportunidade, o convênio foi discutido e demais necessidades apontadas para melhorias do antigo Horto Florestal de Rio Claro, como elaboração de plano de trabalho voltado à captação de recursos na Câmara de Compensação Ambiental em prol da Feena e término do levantamento topográfico para definir com exatidão os limites da Feena.

“Nosso governo tem total interesse em participar ativamente de ações que levem melhorias e ampliem o alcance dos benefícios que a Feena oferece à população”, afirmou em nota o prefeito Gustavo, ressaltando a importância da área no contexto histórico, cultural e ambiental para o município.

Assista

Assista ao vivo aos trabalhos na Câmara Municipal pelo facebook.com/jcrioclaro, nesta segunda-feira (4) a partir das 17h30

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.