A Câmara Municipal convocou nessa segunda-feira o superintendente do Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae), Sérgio Ferreira, e o secretário de Finanças, Carlos Fernandes, para uma audiência na quinta-feira (25) para que expliquem melhor o projeto de lei enviado pelo prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) em que autoriza a Prefeitura de Rio Claro a conceder auxílio financeiro mensal para que a autarquia pague as contas de energia elétrica.

Não é segredo para ninguém que há anos o Daae, responsável pela gestão de abastecimento de água no município, vem ficando inadimplente junto à concessionária Elektro pela falta de pagamento do fornecimento de energia elétrica. O problema vem de administrações anteriores e a atual pretende fazer repasses para que a autarquia “equilibre suas contas e possa ter capacidade de investimentos em melhorias necessárias”, alega na justificativa o chefe do Poder Executivo.

A proposta, porém, não contém impacto financeiro, fato lembrado pelo vereador Val Demarchi (União Brasil), que citou o fato de a Lei Orçamentária Anual não conter a previsão desse auxílio. Demais vereadores se posicionaram em “voto de confiança” para que após a primeira aprovação, ocorrida durante a sessão de ontem, a administração municipal teça as explicações necessárias. O vereador Serginho Carnevale (União Brasil) tentou adiar a votação em 60 dias, através de pedido de vista que foi derrubado pelos vereadores.

A vereadora Carol Gomes (Cidadania) alegou ser necessário esse auxílio para que o Daae se restabeleça. No entanto, o vereador Rafael Andreeta (sem partido) destacou que o reajuste da conta de água que passará a vigorar para os moradores nas próximas semanas foi estabelecido levando em consideração o impacto de todos custos de operação da autarquia, incluindo a energia elétrica. Demais vereadores também citaram a necessidade de maior debate quanto à ideia do Governo Gustavo, como Geraldo, Paulo e Alessandro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.