Os vereadores da Câmara Municipal aprovaram nesta semana um requerimento de autoria do vereador da oposição Rogério Guedes (PSB) que solicita à Prefeitura de Rio Claro um projeto de revitalização geral no Jardim Público, praça central e cartão-postal do município. A área é há anos utilizada pela população em situação de rua como moradia, além de alvo constante de insegurança entre os pedestres. O tema gerou debate na sessão ordinária de segunda-feira (7).

De acordo com o parlamentar, é uma “dificuldade para as famílias estarem no local. Estou pedindo que haja uma reforma com relação à iluminação, colocando praças de alimentação e até chamaria o projeto de ‘a família na praça’. Hoje é perigoso para as famílias transitarem por ali com relação a roubos e furtos”, disse o vereador durante a última sessão no Poder Legislativo.

O vereador Rafael Andreeta (PTB) pediu para assinar o requerimento em conjunto. “É um ponto turístico da cidade. Não pode ficar do jeito que está, largado”, afirmou. A vereadora Carol Gomes (PSDB), que faz parte da base governista do prefeito João Teixeira Junior (DEM), também assinou a propositura em parceria com a bancada dos partidos de oposição.

O requerimento destaca estudos para melhorias, além da iluminação, em reparos nos bancos e banheiro, pintura, serviços de limpeza e jardinagem, implantação de playground, incentivo à realização de eventos, entre outras necessidades.

Conforme o JC noticiou anteriormente, a Secretaria Municipal de Segurança disponibilizou uma equipe para manter fiscalização diária na área do Jardim Público. O secretário da pasta, Marco Antonio Bellagamba, afirma que a corporação da Guarda Civil Municipal continua fazendo o trabalho preventivo.

Já o prefeito João Teixeira Junior (DEM) declarou que a Prefeitura está trabalhando numa parceria por meio de contrapartidas. “Algumas empresas mostraram interesse em fazer contrapartida no Jardim Público, que é um local que merece atenção da administração a exemplo de outros pontos que fizemos, com cases de sucesso. Vamos tão logo anunciar o parceiro que estará fazendo a intervenção. É um projeto funcional a respeito da iluminação, queremos iluminá-la e são previstos novos equipamentos e postes. O levantamento que fizemos é de um investimento médio de R$ 150 mil a R$ 170 mil. A iluminação trará maior sensação de segurança. Hoje a determinação é que tenhamos uma praça iluminada para melhor atendimento à população ainda este ano”, finaliza.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.