Ramon Rossi

Os vereadores aprovaram por unanimidade, na última segunda-feira (9), durante a 32ª sessão ordinária, o projeto de lei do vereador Célio Alves Pacheco (PDT) – professor Célio – que proíbe a pintura para fins estéticos dos troncos e galhos de toda e qualquer árvore do município de Araras.

De acordo com o texto do projeto aprovado, fica proibida a pintura com cal ou qualquer outro material de coloração que provoque malefícios a árvore. A fiscalização ficará por conta da Prefeitura, que poderá aplicar multa para quem descumprir a lei.

O vereador proponente do projeto explica a importância da lei. “Algumas espécies não respiram somente pelas folhas e possuem nos troncos estruturas chamadas “lenticelas” que servem para trocas gasosas que auxiliam no funcionamento da planta. Quando o tronco da árvore é pintado, essas importantes estruturas são fechadas, prejudicando as árvores. Portanto, para ajudar a manter uma árvore saudável, nunca se deve colorir os troncos”, justifica Pacheco.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.