Ramon Rossi

Discutir os rumos da cidade pelos próximos 12 anos, ou, até 2030, buscando exemplos de boas práticas e soluções para desafios envolvendo Cidadania, Planejamento Urbano, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Governança. Assim será o “Programa de Planejamento e Desenvolvimento Participativo – Avança Araras”, que acontecerá a partir do dia 5 novembro, em eventos semanais, até o fim do mês. As discussões serão realizadas com apoio de especialistas de cada uma dessas áreas, com abertura para participação do público.

Criado pela Resolução 16/2018, a partir de Projeto de Resolução do vereador Felipe Beloto, aprovado por unanimidade, o programa acontecerá nos dias 5, 12, 19, 26 e 27 de novembro, durante o dia, com palestras de acadêmicos, profissionais renomados do mundo corporativo e representantes de instituições públicas.

Todas as atividades se darão no âmbito da Câmara Participativa, criada há alguns anos dentro do Poder Legislativo para incorporar eventos e ações de cunho educativo, cultural, e ligado a estudos sobre a municipalidade.

Os participantes receberão certificados digitais, o que torna os eventos especialmente interessantes para estudantes, que poderão comprovar a participação como atividade extracurricular, por exemplo.

No final de cada palestra, será aberto espaço para o público fazer perguntas e reflexões, interagindo com os palestrantes e apontando, conjuntamente, diretrizes para nortear políticas públicas da cidade em médio e longo prazos.

Apesar de a Câmara abrir esses eventos ao público em geral, um esforço específico será feito para chamar à participação estudantes, lideranças comunitárias, presidentes e membros de conselhos municipais, responsáveis por clubes de serviço e ONGs, gestores públicos e representantes dos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público.

Após a realização dos cinco encontros, um documento será produzido com todas as diretrizes elaboradas em cada evento. Consolidadas e organizadas, elas serão entregues ao Poder Executivo, como contribuição do Legislativo para o planejamento estratégico da gestão pública, visando um desenvolvimento sustentável para o município.

Pensar e planejar coletivamente

Para o vereador Felipe Beloto, o programa é uma oportunidade de a sociedade civil, apoiada por técnicos qualificados, pensar e planejar a cidade de forma coletiva. “Vamos convidar lideranças, gestores, estudantes, presidentes de conselhos, e vamos contar com a presença de cidadãos que queiram transformar sua preocupação com a cidade em colaboração efetiva para o seu desenvolvimento. É um evento técnico, que faremos com ajuda de pessoas muito capazes, para promover discussões em alto nível. Queremos que todos participem”, diz ele.

Programação, palestrantes e os temas

DIA 5/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO: CIDADANIA

Palestrantes:

BRUNO BORTOLUCCI BAGHIN – “Cidadania e Direitos Humanos: Os Papéis do Poder Público e do Indivíduo na Defesa dos Mais Vulneráveis”

Defensor Público do Estado de São Paulo, Ex-membro do Núcleo de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da Defensoria Pública do Estado (2012/2016). Professor de Direito Penal e Processual Penal. Graduado em Direito pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP-Campus Franca). Especialista em Ciências Penais e Direito Constitucional. Mestre em ciência jurídica pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

HELINGTON ILGGES DA SILVA  – “Cidadania Sob a Ótica da Polícia Militar do Estado de São Paulo”

Capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Comandante da 2ª Companhia da PM de Araras. É Bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, pela Academia do Barro Branco de São Paulo, além de Bacharel em Ciências Jurídicas pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Foi comandante de Pelotão do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar – Rota, em São Paulo, e comandante da Força Tática e Comando da Força de Patrulha em Rio Claro/SP, e também instrutor de procedimentos operacionais. Estudioso de vários temas, entre eles, o de Liderança Humanizada na Polícia Milita do Estado de São Paulo.

DIA 12/11/2019 – 8h30 ÀS 12h

EIXO: PLANEJAMENTO URBANO

Palestrantes:

ESTER APARECIDA VIANA  – “Planejamento Urbano e Governança”

Diretora Executiva da Agência Metropolitana de Campinas; Assistente Social, Secretária Municipal de Ação Regional em Campinas, Diretora de Promoção Social em Campinas, participou da elaboração dos planos diretores de Pirassununga e Louveira, foi vereadora em Campinas de 1997 a 2000, entre outras atribuições.

VANESSA G. BELLO FIGUEIREDO – “Planejamento Urbano no Século 21”

Arquiteta e urbanista, doutora e mestre em planejamento urbano e regional pela FAU/USP (Universidade de São Paulo). Docente na PUCC (Pontifícia Universidade Católica) de Campinas, conselheira CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) de Sâo Paulo, coordenadora do Comitê Científico Nacional de Paisagens Culturais e do Núcleo São Paulo do ICOMOS – Internacional Council on Monuments and Sites. Parecerista ad hoc da Fapesp, foi subprefeita de Paranapiacaba e Área de Mananciais de Santo André/SP, entre outras atribuições.

19/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO:  GOVERNANÇA

Palestrantes:

ADÃO LOPES – “Tecnologia em Prol da Governança nos Municípios”

Mestre em Tecnologia – Master Systèmes de dInformation et dOrganisation Specialitè – Universitè Pierre Mendes – França, com pós graduação pela FUNDACE/USP – Ribeirão Preto, em tecnologia e negócios eletrônicos, além de especialização pela Unicamp em orientação a objetos. Graduado em Administração de Empresas com ênfase em Análise de Sistemas, CEO e Fundador da Varitus Brasil, serviços de emissão, captura e gestão de documentos eletrônicos, entre outras atribuições.

MARCELO FERREIRA DA SILVA – “Governança Municipal”

Mestre em em Controladoria e Contabilidade pela FEA-RP/USP, graduado em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo. Contador em uma Câmara Municipal no interior do estado de São Paulo.  Atua como professor nas disciplinas de Contabilidade e Finanças dos cursos de Graduação de Núcleo de Negócios da FHO – Centro Universitário da Fundação Hermínio Ometto.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Professor Mestre Fernando da Silva Pereira, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO – Fundação Hermínio Ometto.

26/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO: MEIO AMBIENTE

Palestrantes:

ELIANA CARDOSO LEITE –  “Florestas Urbanas no Contexto do Meio Ambiente”

Graduada em Biologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, e mestre em Biologia Vegetal pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. É doutora em Biologia Vegetal pela Unicamp e parecerista da Sociedade de Investigações Florestais, professora adjunta da Universidade Federal de São Carlos – Sorocaba. Tem experi~encia na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos temas: conservação da natureza, conservação e recuperação da biodiversidade florestal, unidades de conservação, mata atlântica, mata ciliar e floresta estacional.

LUCÉLIA SARTORI – “Cidades Sustentáveis – Desafios dos Municípios Brasileiros no Século 21”

Bacharel em Direito pela UNISO – Universidade de Sorocaba, com diversos cursos na área ambiental pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) e DNPM (Departamento Nacional de Proteção Mineral). Atua como perita em crimes ambientais há 14 anos e na condução de processos de licenciamentos ambientais de todos os tipos.

27/11/2019 – 13H30 ÀS 17H

EIXO: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Palestrantes

RICARDO BUSO – “Papel do Município no Desenvolvimento Econômico Local”

Economista, pós-graduado em Administração de Marketing, pelo ISCA (Instituto de Ciências Aplicadas) de Limeira/SP. Atuante em projeções e cenários macroeconômicos, também com experiência em acompanhamento de mercados de capitais. Articulista e comentarista convidado de jornais locais e de circulação regional e nacional, comentarista convidado de programas em emissoras de rádio, voluntário em clubes de serviço e organizações filantrópicas.

SIDNEI DE CARIA JÚNIOR – “Determinantes do Desenvolvimento Socioeconômico: teoria e prática”

Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro de Ciências Sociais e Aplicadas da Universidade Presbiteriana Mackenzie (2012). Mestre em Economia pela Universidade Estadual Paulista – UNESP com bolsa da CAPES. Possui experiência com estudos econométricos setoriais e atualmente atua na área de Inovação, Competitividade Internacional, Mudança Econômica e Defasagem Tecnológica. É pesquisador do Grupo de Economia Industrial e Inovação da Universidade Estadual Paulista (GEEIN). Professor em tempo integral da graduação em Ciências Econômicas da FHO- Fundação Hermínio Ometto, coordena o Centro de Estudos e Pesquisas Econômicas.

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL – Professor Mestre Fernando da Silva Pereira, Coordenador do Curso de Ciências Econômicas da FHO – Fundação Hermínio Ometto.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.