O vereador Alessandro Almeida (Podemos) levantou o assunto durante a sessão dessa segunda-feira após matéria do JC.

O vereador Alessandro Almeida (Podemos) levantou o assunto durante a sessão dessa segunda-feira após matéria do JC.

Reportagem do Jornal Cidade evidenciou aumento do número de pessoas em situação de baixa renda em Rio Claro

Vereadores querem entender prestação de apoio

A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social novamente está no alvo da Câmara Municipal. A titular da pasta, Vilma Spricigo, foi convocada pelos vereadores a prestar esclarecimentos sobre o trabalho desenvolvido em prol da população sociovulnerável em Rio Claro. Reportagem do Jornal Cidade, no domingo (16), evidenciou dados do Observatório da Região Metropolitana de Piracicaba que indicam que o município registrou aumento na quantidade da população de baixa renda, enquadrada em situação de pobreza ou extrema pobreza. O vereador Alessandro Almeida (Podemos) citou a matéria em plenário.

“Muitos estão sendo abordados em semáforos, alguns pedindo dinheiro, outros vendendo seu produto, não vejo nada de errado nisso. Mas existem alguns agressivos. (…) Não estou vendo nenhuma política pública, nada que esteja sendo feito. O que vejo é só levar alimento e acolhimento. O que vão fazer por essas pessoas? Não podemos ficar reféns. Vou cobrar a secretária, até agora não vi nenhuma ação. Este número de pessoas de baixa renda que aumentou pode-se criar sim uma pessoa a mais nas ruas”, argumenta Alessandro.

Demais vereadores como Rafael Andreeta (sem partido), Irander Augusto (Republicanos) e Serginho Carnevale (União Brasil) apoiaram a questão. Carnevale, inclusive, solicitou a convocação da secretária Vilma para ir ao plenário explicar os trabalhos desenvolvidos. O vereador Hernani Leonhardt (MDB), presidente da Comissão de Administração Pública, fez a convocação para a próxima terça-feira (25), no Poder Legislativo.

A reportagem do JC detalhou que aumentou em 9,31% a quantidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social em Rio Claro, em comparação com o ano passado. O levantamento, atualizado nessa semana, aponta que o município contava até o último mês de fevereiro com 22.714 pessoas em situação de pobreza ou extrema pobreza, inscritas no Cadastro Único, que é a porta de entrada para os programas sociais do Governo Federal. Até agosto de 2022 eram 20.779 pessoas vivendo nesta condição na cidade. Os dados do Observatório foram levantados por pesquisadores e cientistas da Esalq/USP. Confira na íntegra no www.jornalcidade.net, na aba Política.