Cachorro se refrescando: calor intenso exige cuidados

O calor intenso continuará em Rio Claro, conforme Carlo Burigo, da estação Ceapla/Unesp e da prefeitura local. Para esta segunda-feira (25), a previsão é de temperaturas entre 37 e 39 graus, com um mínimo de 21 graus. No domingo (24), houve recorde de calor para o ano, atingindo 39 graus à sombra e ultrapassando facilmente os 40 graus ao sol. É importante notar que em áreas sem vegetação, as temperaturas podem aumentar até quatro graus devido ao calor do asfalto e construções. À noite, o calor começa a dissipar, resultando em noites abafadas.

Burigo alerta sobre a importância de cuidar dos cães durante os passeios, pois a temperatura do asfalto ultrapassou 50 graus. Ele recomenda realizar os passeios de manhã cedo para evitar que os animais queimem as patas.

Além disso, Burigo menciona a aproximação de uma frente fria, o que pode intensificar o aquecimento pré-frontal. No entanto, as chuvas previstas nos próximos dias se concentrarão principalmente na faixa litorânea.

Na tarde de terça-feira (26), a nebulosidade deve aumentar na região, com previsão de chuvas em Rio Claro a partir de amanhã até quarta-feira (27). Burigo observa que as temperaturas máximas têm sido registradas por volta das 16h30 e acredita que a partir de quinta-feira (28), as temperaturas começarão a se reduzir um pouco.

O especialista também menciona um levantamento que mostra que em 2021, durante este período, ocorreram 16 dias com temperaturas acima de 30 graus. Este ano, até agora, foram 11 dias, mas a tendência é que este ano supere os números de dois anos atrás. Ele destaca que o aumento das temperaturas no final do inverno e início da primavera é normal, mas este ano está acima da média.