A ingestão de muita água é recomendada para combater os efeitos do calor no organismo (foto: Roosewelt Pinheiro/ABr)

Da Redação

O calor bateu recorde nos últimos dias do inverno, quando a temperatura ficou sempre acima dos 30ºC. No fim de semana não foi diferente. A estação meteorológica do Ceapla (Centro de Análise e Planejamento Ambiental) da Unesp de Rio Claro registrou máxima de 36ºC e índice de umidade relativa do ar na casa dos 20%. A previsão é de que a temperatura se mantenha elevada nos próximos dias.

Vânia Bordotti, analista ambiental do Ceapla, informa que o calor deve continuar nos próximos dias porque não há previsão de chuva nesta semana. No sábado e no domingo as máximas atingiram 36,2ºC com umidade do ar de 20% e 25%, respectivamente. Nessa segunda-feira (21) a mínima registrada foi de 15,6ºC e a máxima de 35ºC.

De acordo com Vânia, a primavera, que terá início às 05h20 desta quarta-feira (23), deverá ser quente, com previsão de temperaturas acima da média para o trimestre e volume de chuva dentro da média para baixo. Segundo o CPTEC/INPE, “durante a primavera, iniciam-se as pancadas de chuva no final da tarde ou noite, devido ao aumento do calor e da umidade, que se intensificam gradativamente no decorrer desta estação”.

2209-0701

Com o calor em alta, o corpo exige cuidados. O risco de desidratação é grande, por isso é importante tomar cuidado com a saúde. O problema pode ocorrer em qualquer idade, mas em crianças e idosos pode se agravar. Para amenizar os efeitos no organismo e combater a desidratação, os especialistas recomendam a ingestão de líquidos, principalmente água.

A Vigilância Epidemiológica de Rio Claro informa que qualquer unidade de saúde pode fazer o atendimento de uma pessoa com sintomas de desidratação. São eles: vômito, diarreia e febre. Manter hidratação (tomar bastante líquido), refeição e roupas leves, permanecer em locais arejados e evitar exposição nos horários de sol mais intenso.

Balanço divulgado neste ano pela Secretaria de Estado da Saúde revela que 25 pessoas são internadas por dia nos hospitais públicos do estado por causa de desidratação. Em 2013, quando foram obtidos os últimos dados, foram 9.943 internações, das quais 37% eram crianças ou adolescentes com menos de 14 anos.

Veja as orientações da Secretaria de Estado da Saúde para evitar a desidratação:

– Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia;

– Beber somente água tratada, filtrada ou fervida;

– Preferir roupas leves, usar chapéus, bonés e sombreiros;

– Evitar exposição direta ao sol, especialmente nos horários mais quentes do dia;

– Fazer uso de bloqueador solar;

– Evitar prática de exercício físico intenso nos horários ou dias mais quentes;

– Monitorar crianças e idosos para garantir a ingestão adequada de líquidos e oferecê-los várias vezes ao dia, em pequenas quantidades e em intervalos curtos;

– Manter-se em ambientes arejados e com temperaturas amenas. Isso pode reduzir a perda de líquidos por meio do suor e da respiração;

– Para crianças de até 6 meses de vida, o aleitamento materno exclusivo é a melhor maneira de garantir uma boa hidratação.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.