Climatizadores em exposição para venda em loja na Rua 3, Centro de Rio Claro

Ednéia Silva

O tempo seco e a baixa umidade relativa do ar têm aumentado a venda de umidificadores, climatizadores e aparelhos de ar-condicionado. As pessoas têm recorrido a esses aparelhos para combater os efeitos do ar seco no organismo.

A vendedora Andreia Hermsdorff da Costa trabalha em uma loja de departamentos que comercializa esses produtos. De acordo com ela, o produto de maior saída é o umidificador utilizado para umedecer o ambiente. O funcionamento é fácil. Basta pôr água no reservatório e ligar o aparelho. O umidificar quebra as moléculas de água e as dispersa em forma de névoa, refrescando e umidificando o ambiente.

O umidificador caiu no gosto popular. Por ser pequeno e portátil, pode ser levado de um ambiente a outro com facilidade. Além disso, tem preço mais acessível, o que ajuda a aumentar a procura. Segundo Andreia, a demanda é tanta, que a loja não consegue manter estoque do produto. Os pedidos que chegam são logo vendidos. Tanto que nessa quinta-feira (20) a loja não tinha nenhum aparelho em estoque, até mesmo o mostruário havia sido vendido.

Climatizadores em exposição para venda em loja na Rua 3, Centro de Rio Claro
Climatizadores em exposição para venda em loja na Rua 3, Centro de Rio Claro

Outro produto muito procurado é o climatizador, que funciona como ventilador e umidificador. O aparelho também umedece o ambiente, soltando vapor de água, mas tem a vantagem de funcionar como ventilador. O consumidor ainda tem a opção de comprar um ar-condicionado, que tem preço mais elevado. De acordo com a vendedora, a demanda pelo aparelho tem crescido por causa das promoções feitas pela loja.

Apesar de necessário, o uso de umidificador, climatizador e ar-condicionado requer cuidado. Isso porque, se utilizado em excesso, pode causar prejuízos. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o uso do condicionador de ar contribui para ressecar o ambiente. Por isso, deve-se evitar permanecer por muito tempo em locais onde exista o equipamento.

Especialistas alertam que o excesso de umidificação do ambiente pode provocar riscos. O uso do umidificador sem a higienização e a manutenção adequada pode provocar um excesso de umidade e como consequência a proliferação de fungos nocivos à saúde, como o mofo e o bolor. Esses fungos podem se desenvolver no ambiente ou nos circuitos internos do eletrodoméstico. Com isso, as pessoas que têm doenças respiratórias podem ter seu quadro agravado.

Uma dica é saber como está o índice de umidade do ar durante o dia para saber se é necessário utilizar os umidificadores ou não.

A Secretaria da Saúde dá algumas dicas para combater os efeitos do tempo seco: ingerir bastante líquido (a não ser em caso de alguma restrição); não fazer exercícios físicos entre as 10h e 17h quando a umidade do ar estiver baixa; deixar um recipiente com água ou um pano molhado no quarto antes de dormir; lavar as narinas com soro fisiológico e/ou fazer inalações com o mesmo produto; manter os ambientes arejados e livres de tabaco e poeira; manter os olhos hidratados por meio de colírios lubrificantes; evitar frequentar lugares fechados em que haja grande concentração de pessoas, como shoppings, supermercados e cinemas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.