Adriel Arvolea

adriel28112014Cafe
O diretor do IGCE, Prof. Dr. Sergio Nobre, e o diretor do IB, Prof. Dr. Jonas Contiero, conversam com o jornalista Adriel Arvolea

O campus da Unesp de Rio Claro (Universidade Estadual Paulista) com origem na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, criada pelo governo do Estado em 1958, compreende, hoje, o Instituto de Biociências (IB), o Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE). Em entrevista aos repórteres Adriel Arvolea e Wagner Gonçalves, o diretor do IGCE, Prof. Dr. Sergio Nobre, e o diretor do IB, Prof. Dr. Jonas Contiero, falam sobre os projetos desenvolvidos e oferecidos pelo campus, bem como novidades e a relação com a comunidade.

Jornal Cidade – Qual a representatividade da Unesp e seus Institutos para a educação?
Jonas Contiero – A Unesp – Rio Claro engloba o IB e IGCE, institutos de reconhecimento internacional que promovem o intercâmbio entre universitários e pesquisadores de várias partes do mundo. O campus oferece cursos de qualidade e formação acadêmica de alto nível. Por meio dos projetos de Extensão, abrimos as portas da universidade para o desenvolvimento de atividades e ações de caráter social, desportivo, educativo e de saúde.
Sergio Nobre – Nossos cursos são destaque no universo acadêmico. Geologia, por exemplo, é o único da Unesp e um dos poucos no País. O de Matemática é reconhecido por sua excelência, principalmente na Área de Educação Matemática, pois é pioneiro na América Latina. No geral, além dos já citados, o IGCE oferece graduação em Ciências da Computação, Engenharia Ambiental, Física e Geografia. O IB, oferece cursos de Ciências Biológicas, Ecologia, Educação Física e Pedagogia.

Jornal Cidade – Há previsão de novos cursos de graduação e pós-graduação para o campus de Rio Claro?
Jonas Contiero – A criação de cursos na instituição pode ser dividida em dois momentos. Em meados de 2003, a Unesp criou vários cursos nos campi. Entre 2010 e 2012, por meio de decretos estaduais, foram implantados 11 novos cursos de engenharia em nove cidades paulistas. Em Unidades onde havia apenas um curso, foi criado um segundo curso. Para o IB de Rio Claro, estudos estão sendo realizados para a criação de Cursos em Bioinformática e Fisioterapia.
Sergio Nobre – Para o IGCE, a proposta de implantação de um curso em Geofísica tramitou na reitoria e teve parecer favorável.

Jornal Cidade – Em maio de 2014, professores e funcionários das três universidades estaduais paulistas – USP, Unicamp e Unesp – paralisaram as atividades reivindicando reajuste salarial. Para 2015, o orçamento do governo prevê 2,5% a menos no repasse de verbas às universidades. De que forma a Unesp busca driblar esses entraves para a promoção do ensino, pesquisa e extensão?
Jonas Contiero – A verba é curta e cada vez mais escassa. Apesar da instituição receber 2,34% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o repasse abrange as 33 unidades em 24 cidades. Em contrapartida, a excelências dos dois Institutos de Rio Claro permite buscar investimentos por meio de projetos apresentados em agências de fomento e, também, à iniciativa privada.

Jornal Cidade – Como a Unesp busca se aproximar e dialogar com a comunidade?
Jonas Contiero e Sergio Nobre – Temos buscado promover, por meio da mídia, uma agenda positiva que revele os trabalhos desenvolvidos na universidade. Nossos projetos de extensão têm importante participação nesse sentido, por exemplo, Show da Física, Show da Química, Grupos de Dança, Coral, Programas voltados à Terceira Idade, Cursinho Comunitário, são algumas atividades que difundem o conhecimento universitário com a participação da comunidade. Um outro bom exemplo é o ‘Universitário por um dia’, para alunos da rede pública vivenciarem a rotina numa sala de aula universitária, fazendo com que tenham a consciência de que aquele lugar pode ser dele futuramente.

Jornal Cidade – Uma ideia associada à Unesp é o prédio de suas antigas instalações na Rua 11, no Santana, que está abonado. Qual a responsabilidade da Unesp com relação ao problema?
Jonas Contiero – A responsabilidade e manutenção destas instalações é do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), pois o prédio foi cedido para o projeto.

Jornal Cidade – Deixem uma mensagem aos nossos leitores.
Jonas Contiero e Sergio Nobre – Assim como faz desde 1958, a Unesp mantém o compromisso de oferecer ensino público de qualidade com reconhecimento internacional, promovendo o nome da nossa cidade. A Unesp tem uma participação significativa junto ao desenvolvimento municipal tanto no que diz respeito à sua economia, como na realização de projetos e convênios em parceria com a Prefeitura e empresas privadas. Agradecemos o apoio da comunidade e da mídia e anunciamos que nos próximos dias 4 e 5 de dezembro, será inaugurado oficialmente o Instituto de Pesquisa em Bioenergia da Unesp – Rio Claro (IPBEN), no prédio da Rua 10, Santana, onde já funciona programa de Pós em Bioenergia em parceria com a Unicamp e a Usp.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.