Café é paixão nacional

246

Vivian Guilherme

A paixão pelo café levou a rio-clarense Katiuscia Cristine Corbanez a se especializar no assunto. No ano passado, ela conclui o curso de barista em São Paulo e decidiu oferecer um serviço diferenciado em Rio Claro e região. “Não existe nenhum estabelecimento especializado em cafés especiais na região, o mais próximo é em Campinas”, comenta a barista, que é proprietária do Poetisa Kafé.

Katiuscia explica que existe muita diferença entre os cafés que tomamos no dia a dia e os cafés especiais. “Do ponto de vista sensorial, cafés especiais são aqueles com atributos de sabor e aroma excepcionais. São cafés que produzem bebidas muito aromáticas e sem amargor. Representam cerca de 10% dos cafés produzidos no mundo”, informa.

A especialista lembra que o café é uma fruta, que possui diversas variedades, que refletem no sabor final. Assim como, o processo de colheita, secagem e torra, que irão criar um amplo leque de sabores e aromas possíveis. “Todo mundo sabe que banana prata e banana maçã têm sabores distintos, ou que a uva roxa é bem diferente da uva verde. Assim também é o café.”

A barista Katiuscia Cristine Corbanez dá dicas sobre os melhores cafés
A barista Katiuscia Cristine Corbanez dá dicas sobre os melhores cafés

Melhores cafés são os arábicos

Katiuscia conta que a primeira diferença entre os cafés surge da variedade da planta. “Os melhores cafés são da espécie Coffea Arabica, então se um café é 100% arábica já é uma indicação de qualidade.” A barista dá ainda outras dicas sobre o café, confira:

CURIOSIDADE – O método “expresso” extrai muito menos cafeína dos grãos do que os métodos “coado” e “infusão” na cafeteira francesa de êmbolo. A cafeína é uma substância solúvel em água então, no método expresso não há tempo para extração da cafeína.

DICAS – Mexa seu expresso, mesmo que não queira adoçá-lo. Essa dica é preciosa. O Expresso, depois de extraído pode ser mexido sim, mesmo quando optamos por não adoçá-lo. Isso porque o creme (crosta) que se forma em sua extração contém todos os sensoriais da bebida, por isso é importante mexer, para sentirmos todos os sabores e características de nosso café.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: