Adoção segue escala de prioridade, primeiro membros do canil, seguido por guardas municipais e comunidade.

Município

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Rio Claro realizará na próxima segunda-feira (15) uma homenagem aos cães de faro Thor e Safira, da raça pastor belga malinois, que por mais de oito anos fizeram parte da corporação auxiliando nas operações de segurança. Os animais iniciaram no Canil da GCM com três meses de idade, foram treinados pelos adestradores da corporação e, desde então, auxiliam no trabalho de policiamento. Por oito anos os cães trabalharam nas ruas farejando entorpecentes e ajudando no patrulhamento e blitzes realizadas na cidade. Agora eles se aposentaram e estão disponíveis para adoção.

Para adotar os cães, é preciso atender alguns critérios definidos pela Guarda Municipal. A prioridade no processo de adoção é para os integrantes do Canil. Caso nenhum tenha condições ou interesse em adotar, os cães serão oferecidos aos demais membros da GCM e em seguida para a comunidade. Quem quiser adotar os cães deve seguir alguns critérios, como ter espaço físico grande para o animal brincar e gastar energia e ração de boa qualidade.

Com 13 anos de atividade, o canil da Guarda Civil de Rio Claro se tornou referência no estado de São Paulo, com integrantes que ministram cursos para formação de profissionais nas guardas municipais de Araras, Americana, Artur Nogueira, Charqueada, Cosmópolis, Limeira, Leme, São Pedro, Ribeirão Preto, entre outras.

A equipe do canil conta com oito guardas civis, todos com curso de cinofilia e especialização em áreas como adestramento, detecção de drogas, armas e explosivos, figuração e proteção. Médico veterinário também integra o grupo de GCM’s do canil.

Além de Thor e Safira que se aposentaram, o canil da GCM tem ainda outros três pastores belgas malinois: Athila, Ágatha e Zeus. Os filhotes Phanton e Mas, da raça pastor holandes, completam a equipe. Os cães têm participação ativa nas ações de segurança da cidade e trabalham em eventos esportivos, festas populares, desfiles cívicos. São treinados para agir em casos de distúrbios civis e para farejar entorpecentes, entre outras atividades.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.