Eleitor faz cadastramento biométrico no cartório da 110ª zona eleitoral de Rio Claro

Lucas Calore

O medo de perder a validade do título de eleitor tem feito com que muitas pessoas, sobretudo os idosos, procurem os cartórios eleitorais do município para fazer o cadastramento biométrico.

Guilherme Taufic, chefe do cartório da 110ª Zona Eleitoral, afirmou que os cidadãos podem ficar tranquilos quanto ao prazo, que na verdade não existe. “Quem não fizer a biometria vai poder votar normalmente e não irá acontecer nada com o título de eleitor”, garante. Vale lembrar que, para concluir uma votação, o documento pedido oficialmente aos eleitores é o RG.

Meta do TSE

Taufic diz que muitos idosos têm ligado ao cartório para saber da informação, pois estariam vendo na televisão uma propaganda do Governo Federal falando sobre prazos. “O que tem, na realidade, é uma meta do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, que quer concluir o cadastramento de todos até o ano de 2018”, alerta.

Eleitor faz cadastramento biométrico no cartório da 110ª zona eleitoral de Rio Claro
Eleitor faz cadastramento biométrico no cartório da 110ª zona eleitoral de Rio Claro

Rio Claro

O cadastro de biometria começou na Cidade Azul no dia 19 de agosto de 2015 e até o momento apenas 5% dos eleitores fizeram o cadastramento. O eleitor que quiser antecipar o serviço pode evitar filas no futuro, quando for exigido oficialmente.

4 de maio

Os cartórios estão trabalhando com a data de 4 de maio como prazo final para outros serviços. Dentre eles, alistamento do primeiro título de eleitor, transferência e atualizações. Quem estiver com pendências deve procurar sua zona eleitoral. Os atendimentos acontecem mediante agendamento no site do TSE (www.tre-sp.jus.br) ou ainda pelo telefone 148. Em Rio Claro, o cartório da Zona 110 fica na Rua 8 entre avenidas 5 e 7, nº 819, no Centro e o da Zona 288 na Avenida 13, nº 634, também no Centro.

Região

Eleitores de Analândia, Corumbataí, Itirapina, Santa Gertrudes e Ipeúna são atendidos na zona eleitoral 245, que fica na Rua 14, nº 521, Consolação. O atendimento é de segunda a sexta, do meio-dia às 18h. A partir de abril todas as zonas eleitorais de RC atenderão das 9h às 18h, inclusive nos dias 21, 22, 23, 24, 30 e 1º de maio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA