Adriel Arvolea

Bananeira foi colocada em bueiro na Avenida 58 com Rua 9-particular, a fim de alertar motoristas e pedestres para o risco
Bananeira foi colocada em bueiro na Avenida 58 com Rua 9-particular, a fim de alertar motoristas e pedestres para o risco

Nos bairros periféricos de Rio Claro, observam-se bueiros danificados e sem grades de proteção. O problema ocorre, por exemplo, na Avenida 58 com Rua 9-particular, Vila Olinda, e na extensão da Avenida 70, no Jardim Araucária.

De acordo com moradores, a preocupação é com a insegurança que o problema oferece, principalmente a pedestres e motoristas. Na tentativa de alertá-los sobre o risco, alguns bueiros são sinalizados com objetos um tanto inusitados. No da Avenida 58 com Rua 9-particular há um pé de bananeira e pedaços de madeira utilizados como sinal de alerta. Segundo o munícipe Elvis Carlos Rodrigues, esta foi a alternativa encontrada como forma de proteção naquele local.

“Faz quase três anos que nós (moradores) temos solicitado à prefeitura reparos no bueiro, que está sem a grade metálica. Recentemente, um carro caiu com a roda no buraco. A insegurança aumenta devido ao bueiro estar localizado numa curva. À noite, o risco é maior. O motorista ou pedestre precisa estar atento, pois é fácil acontecer um acidente”, comenta Rodrigues.

Jardim Araucária

No Jardim Araucária a situação, também, se repete. Aos menos dois bueiros na extensão da Avenida 70 – sem asfalto – estão com as grades de proteção quebradas. Ocorre que as valas ficam ao lado de uma área verde por onde circulam crianças. Para a moradora Doraci Lima, a situação é uma ameaça à segurança dos menores.
“Tem brinquedo caído nos bueiros. Por estarem numa área verde, o mato acaba encobrindo-os. É uma verdadeira armadilha que pode ferir gravemente uma pessoa. Além disso, não há asfalto na via, ampliando o abandono do local. Providências precisam ser tomadas para que ninguém se machuque ou o pior aconteça”, reforça Doraci.

Prefeitura

A prefeitura informa que o serviço de reparo em bueiros é realizado rotineiramente pela Secretaria de Obras. É um trabalho que integra as ações de manutenção da cidade e que permanece de maneira contínua na programação de serviços da prefeitura.
“A maior parte dos casos de danos em bueiros decorre de manobras mal feitas de veículos, especialmente caminhões”, esclarece em nota.
Nos casos citados pelo Jornal Cidade, a Secretaria de Obras afirma que vai verificar e tomar as providências cabíveis.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.