Os brotos têm sabor delicado e são muito saudáveis

Da Redação/Publieditorial

Os brotos têm sabor delicado e são muito saudáveis
Os brotos têm sabor delicado e são muito saudáveis / Imagem: reprodução

É crescente a busca por uma alimentação mais saudável, por este motivo a produção de brotos comestíveis está em franca expansão no Brasil. Livres de produtos químicos sintéticos (fertilizantes, defensivos agrícolas, dentre outros), os chamados alimentos vivos são ricos em minerais, vitaminas e proteínas que, de acordo com os especialistas, são fundamentais para o bom funcionamento do organismo.

Os brotos têm sabor delicado e são muito saudáveis: possuem duas vezes mais nutrientes que o espinafre e quatro vezes mais que a alface, e são consumidos crus, em saladas, ou cozidos e refogados, como acompanhamento. Cultivados na água, são totalmente higiênicos, produzidos em ambiente limpo, protegido, sem nenhum contato com o solo ou com insetos.

Em saladas ou sanduíches, os brotos já viraram sinônimo de saúde para quem procura ter uma alimentação equilibrada. Ricos em minerais como o fósforo, cálcio, magnésio e zinco e pouco calóricos, os brotos ajudam no bom funcionamento do intestino, o que favorece quem quer perder peso.

Entre os brotos comestíveis estão o de feijão moyashi, azuki, corda, trevo, alfafa, chia, trigo, linhaça, ervilha, lentilha e mostarda.

Podem ser utilizados como parte de uma dieta saudável em várias doenças crônicas, como: obesidade, dislipidemias (os brotos ajudam a reduzir o colesterol e os triglicérides), doenças cardiovasculares, diabetes etc; mas cuidado nas doenças renais, em função do alto teor de potássio.

Outro benefício dos brotos é a capacidade de desintoxicar o organismo e de auxiliar no processo de cicatrização. Eles também são excelentes antioxidantes. A ação antioxidante blinda as nossas células contra os radicais livres. Sendo assim, é possível comer à vontade.

Os brotos devem ser consumidos “in natura” (sem aquecimento ou congelamento) e podem ser usados em sucos, molhos para salada, nas próprias saladas e em sanduíches. A durabilidade dos brotos é de, em média, sete dias.

Em Rio Claro os brotos podem ser encontrados com a equipe Fases da Lua, através do telefone 99905-0516.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.