Foragido desde o dia 19 de dezembro do ano passado, o dono da fazenda Água Sumida, em Brotas, foi localizado e preso na tarde de hoje (27).

Ele foi detido pela polícia em São Vicente, no litoral de São Paulo, quando saía de um mercado. O pecuarista teve a prisão preventiva decretada pelo crime de maus-tratos contra pelo menos 991 búfalas e cavalos vivos e 137 animais que morreram ou foram encontrados mortos em sua propriedade. Ele também foi denunciado por ameaça, falsificação de documentos e falsidade ideológica.

Após a prisão, a reportagem do Jornal Cidade conversou com o promotor de Justiça que cuida do caso, Cássio Serra Sartori: “A localização e a prisão deste fazendeiro vão contribuir a partir de agora para o andamento do processo criminal. Essa preventiva é por tempo indeterminado e nesta sexta provavelmente já será encaminhado para algum Centro de Detenção Provisória que ainda não foi me repassado qual será”, disse a autoridade.

Pelas redes sociais, ativistas e voluntários que atuam nos cuidados com as búfalas comemoraram a prisão do fazendeiro divulgando um cartaz com a foto do pecuarista com os dizeres “Assassino de búfalos” e “Preso”.

O caso que ganhou repercussão nacional foi descoberto em novembro do ano passado quando a Polícia Militar Ambiental, após denúncia, realizou uma fiscalização na propriedade e encontrou os animais sem água e sem comida. A partir disso uma força-tarefa foi montada com um hospital de campanha para cuidar das búfalas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.