A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) emitiu um boletim de balneabilidade infavorável à represa do Broa, em Itirapina. Segundo o documento, está confirmada a classificação de ‘imprópria’ para banho a água do principal cartão-postal de Itirapina, na região de Rio Claro.

O boletim aponta que a classificação se dá devido somente à presença de algas potencialmente tóxicas ou outras características que ofereçam riscos à saúde humana no contato com a água.

Na última sexta-feira (1º), a Prefeitura da cidade reabriu o espaço para os turistas mesmo com uma pré-indicação da má qualidade da água emitida pelo Instituto Internacional de Ecologia (IIE) de São Carlos, que notificou a administração municipal quanto ao florescimento de algas na água do Broa. Segundo o Instituto, as plantas podem ter efeitos danosos na pele das pessoas e, em caso de ingestão, podem gerar problemas de saúde nos rins e fígado.

Após a coleta da água e análise da Cetesb, foi emitido o boletim confirmando que a água está imprópria para banho. Ainda assim, o ponto turístico está aberto para visitação com cobrança de entrada. No local há a instalação de placas indicativas em toda a orla alertando a população sobre o risco de contato com a água da represa. Profissionais salva-vidas também estarão no Broa alertando os frequentadores. O carro de passeio com até cinco passageiros deve pagar R$ 50,00 para ter acesso ao local.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje