A combinação de chuvas, altas temperaturas e oferta de criadouros faz do verão um período propício para a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya, que podem levar à morte. Por isso, é importante agir de forma preventiva para deter o avanço do inseto com atitudes simples, mas eficazes. A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto de Rio Claro, orienta funcionários e clientes sobre como ter uma atitude consciente e ajudar a reduzir os números dessas doenças.

O gerente de Qualidade, Saúde, Segurança e Meio Ambiente (QSSMA) da BRK, Diego de Oliveira e Silva, enfatiza que a melhor forma de combater o mosquito é impedir a sua reprodução, eliminando locais que podem servir de criadouros. Entre as orientações estão manter bem fechadas as caixas d’água, dar descarga semanalmente em vasos sanitários sem uso, e cuidar para que as calhas estejam limpas e desimpedidas de folhas ou resíduos que possam atrapalhar a passagem da água de chuva.

“Nos últimos anos a atenção esteve focada na pandemia do novo coronavírus e em razão de descuidos, os números oficiais divulgados pelas autoridades públicas revelaram um crescimento dos casos de dengue. E embora muitas vezes não se dê a devida atenção, essa é uma doença que pode levar à morte”, destaca o gerente de QSSMA.

Silva ressalta que os cuidados precisam se estender ao longo do ano, embora o período chuvoso exija ainda mais atenção em função do acúmulo de água em locais que ficam expostos, seja nos quintais das casas, nos terrenos baldios ou nas próprias vias públicas.

“Quanto maior for a conscientização a respeito da prevenção, menos contaminações teremos e isso reflete em bem-estar e qualidade de vida. Neste período, um pequeno descuido pode facilitar a propagação do mosquito. Então, é preciso ficar atento e evitar a água parada nas residências. O uso de telas nas janelas e de repelente também ajudam a manter os mosquitos afastados”, destaca.

As doenças transmitidas pelo Aedes aegypti têm como sintomas mais comuns a febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal-estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. Nas formas mais graves, a doença pode causar hemorragia interna em órgãos e tecidos. Por isso, em caso de suspeitas de estar com a doença, a recomendação é para que procure um serviço médico rapidamente. Além disso, quem se contamina pela segunda vez pode apresentar a forma grave da doença.

De acordo com dados da Agência Brasil, em todo o país foram cerca de 1,4 milhão de casos de dengue em 2022, o que corresponde a um aumento de 172,4% em relação ao ano anterior. Já o número de mortes confirmadas pela doença chegou a 1.016.