A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de água e esgoto em Santa Gertrudes, dá início nesta semana a uma nova campanha para incentivar o uso consciente de água na cidade. A ação intitulada “Jogando junto pela água” tem o objetivo de reforçar os hábitos de consumo equilibrados, de forma ainda antecipada, já que a falta de chuvas afeta todo o interior paulista e pode agravar a segurança hídrica da região ao longo dos meses mais secos do ano.

A menor ocorrência de chuvas que antecipou o período de estiagem de 2021 tem sido alertada pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), como um risco para o abastecimento hídrico nos mananciais das bacias hidrográficas PCJ, onde Santa Gertrudes está inserida. Em sua última nota de alerta, o Consórcio incentivou a adoção de atitudes estratégicas sobre o uso racional e sustentável da água. Recomendações que têm sido adotadas pela concessionária em Santa Gertrudes com ações de um plano de contingência, iniciado ainda no verão e que segue em andamento, agora, com uma nova campanha de conscientização junto à população.

“Neste momento temos que unir esforços e agir preventivamente para enfrentar o período mais crítico da estiagem. A participação da comunidade nesse contexto é fundamental para evitar o agravamento de medidas mais restritivas ao consumo”, afirma Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.

A campanha “Jogando junto pela água” reforça a importância da mobilização dos moradores, mostrando que pequenas ações individuais podem trazer resultados coletivos. “A proposta é que cada um reflita sobre o seu consumo e pratique o uso consciente da água para evitar um cenário restritivo em relação ao recurso na cidade. Neste momento, estamos convocados – concessionária e população – para um grande time que vai jogar pelo bem-estar de todos na estiagem deste ano”, explica o diretor.

Dividida em três fases, a campanha de conscientização tem início com divulgações em redes sociais, e, posteriormente, será expandida para mídias locais e ações de distribuição de folhetos, além do apoio dos leituristas da concessionária, que percorrerão as ruas da cidade vestindo a “camisa” do time proposto pela campanha.

“Jogando junto pela água é uma iniciativa planejada para levar esclarecimento e conscientização à população. Esperamos contar com o apoio de todos com mudanças de hábitos necessárias e de forma prioritária a partir deste mês em que, de fato, tem início a estiagem”, destaca Dias.

A campanha ainda terá uma página exclusiva. O site reunirá dicas e informações sobre o assunto, e permitirá que as pessoas acompanhem, de forma atualizada, as condições dos mananciais de captação e os índices pluviométricos da cidade. A página está em fase final de construção e será disponibilizada para consulta no início de junho.

ESTIAGEM ANTECIPADA EM SANTA GERTRUDES

Volume de chuvas: Desde o início deste ano, Santa Gertrudes tem o registro de 499,4 milímetros de chuva. Volume 34% inferior ao registrado no ano passado, quando o primeiro quadrimestre acumulou 756,2 milímetros. É o menor volume de chuvas registrado na cidade desde 2014, ano da pior crise hídrica vivenciada pela região Sudeste. Vale destacar que o mês de maio, apesar das poucas chuvas dos últimos dias, também tem se mantido mais seco que o previsto, em meio a um ano que segue a mesma característica.

Consumo: No mês de abril, foram consumidos 124,6 milhões de litros de água; 21,5 milhões de litros a mais que o consumo do mesmo período no ano passado.

A BRK Ambiental lembra que mesmo com a atual necessidade de higienização e limpeza geradas pela pandemia da Covid-19, é possível utilizar a água de forma consciente. “Evitar desperdícios na lavagem de calçadas e varandas e reaproveitar a água para limpeza dos quintais, são bons exemplos”, reforça o diretor.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.