Foto do aeroporto de Frankfurt, na Alemanha. Imagem: Reprodução/Instagram Frankfurt Airport.

SÃO APULO, SP (UOL-FOLHAPRESS)

Duas brasileiras foram presas injustamente por tráfico internacional de drogas em Frankfurt, Alemanha, após terem as etiquetas das malas trocadas no aeroporto de Guarulhos, dizem a Polícia Federal e o governo de Goiás.

As duas mulheres embarcaram dia 4 de março no Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia, com destino final em Berlim, capital alemã. Elas iam passar 20 dias na Europa, parando em diferentes países.

Em uma escala no aeroporto de Guarulhos, segundo a investigação, as etiquetas de identificação das bagagens foram trocadas e colocadas em duas malas com 20 quilos de cocaína cada. As mulheres não tiveram contato com as malas, que só seriam acessadas na escala em Frankfurt. Imagens recuperadas pela Policia Federal mostram que as malas despachadas pelas mulheres eram diferentes das malas apreendidas com drogas.

Ao pararem em Frankfurt, as brasileiras foram retiradas do avião pela polícia alemã e presas por tráfico internacional de drogas. Elas estão presas preventivamente desde o dia 5 de março.

Hoje, a PF de São Paulo prendeu 6 funcionários do aeroporto de Guarulhos pelo esquema. Eles faziam a troca de etiquetas na área restrita do aeroporto. A operação foi batizada de Iraúna.

Mais pessoas teriam sido vítimas do esquema, mas não chegaram a ser presas em flagrante por tráfico, diz a PF.

A família das duas mulheres contatou o governo de Goiás e o Itamaraty, além de uma advogada, para atuarem no caso. Em nota ao UOL, o Ministério das Relações Exteriores afirma que, por meio do Consulado-Geral em Frankfurt, tem conhecimento do caso e presta assistência consular às brasileiras.

“TUDO INDICA QUE ELAS SÃO INOCENTES”, DIZ DELEGADO

O delegado regional de Polícia Judiciária de Goiás, Rodrigo Teixeira, afirmou em coletiva de imprensa nesta terça (5) que as mulheres não tinham o perfil de “mulas” -apelido dado a pessoas que transportam drogas de um país para outro.

“Inocentes não podem ficar presos, e ao que tudo indica elas são inocentes. O perfil dessas passageiras não se assemelha aos de mula. Elas compraram a passagem com muita antecedência, tinham seguro de viagem, não era o perfil de quem pratica esse tipo de delito”, declarou.

Em nota, a PF de Goiás reiterou que “há uma série de evidências que levam a crer, de fato, que não há envolvimento delas com o transporte da droga”.

O chefe do Gabinete de Assuntos Internacionais do Governo de Goiás, Giordano Souza, disse ao UOL que o caso chegou até o gabinete há cerca de duas semanas, já com movimentações avançadas em relação ao envio de provas do Brasil à Alemanha.

Uma audiência de custódia deve ser realizada amanhã, às 6h30 do horário de Brasília, disse o chefe de gabinete. A informação foi confirmada pela advogada das mulheres no Brasil.

“É um processo criminal na Alemanha, e nós não temos como influenciar em nada nessa relação. Fica nas mãos da Promotoria de Justiça lá. O que nos resta é que as provas enviadas e que o resultado do inquérito que levou à prisão desses 6 integrantes da quadrilha em Guarulhos sirvam para que amanhã, durante a audiência de custódia, elas sejam colocadas em liberdade”, declarou Souza.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.