O filme ‘O Menino e o Mundo’ é um dos cinco indicados na categoria animação do Oscar 2016

Vivian Guilherme

A expectativa para o Oscar 2016, que acontece no próximo dia 28 de fevereiro, é grande. E para o Brasil e o mercado da animação é ainda maior. Isso porque o filme brasileiro “O Menino e o Mundo”, do diretor paulista Alê Abreu, é um dos cinco nomeados para a categoria animação do prêmio mais cobiçado do mundo do cinema.

O desenhista de Rio Claro, Everaldo Prates – O Corvo, comenta que a nomeação é um fato muito importante para o mercado de desenho e de animação do Brasil. Ele lembra que o diretor Carlos Saldanha já foi indicado outras vezes, mas que o diferencial é que a produção de Alê Abreu foi feita inteiramente no Brasil.

O desenhista Clewerson Saremba, diretor de animações da Turma da Mônica e Xuxa, comenta ao Grupo JC que no Brasil existe muita gente talentosa em animação e que muitos estão levando seu trabalho até para fora do país. “Existem brasileiros que se destacam na animação fora do Brasil, como o Carlos Saldanha (Carioca), que dirige filmes como Rio, na Blue Sky dos Estados Unidos. Recentemente o Alê Abreu, com o seu filme brasileiro ‘O Menino e o Mundo’, concorrente ao Oscar este ano, conquistou, no último dia 6, em Los Angeles (EUA), o Annie Awards, na categoria melhor animação independente. A premiação é considerada uma das mais importantes do gênero. Todos eles começaram como animadores. Temos que ter orgulho desses caras e seguir como exemplo pra carreira”, frisa Saremba.

O filme ‘O Menino e o Mundo’ é um dos cinco indicados na categoria animação do Oscar 2016
O filme ‘O Menino e o Mundo’ é um dos cinco indicados na categoria animação do Oscar 2016

DESENHISTAS
Saremba conta que quem gosta de desenhar e curte quadrinhos tem uma forte chance de experimentar o universo da animação. “Acredito que estas aptidões se complementam. O artista de animação é um cara completo que vê sua arte em movimento. O animador está ligado em tudo que está ao seu redor. E tudo pode ser animado”, diz o especialista que diz que quem está começando a desenhar tem muita chance de se tornar um bom animador. “Temos um grupo grande que se interessa por desenho e isso é o princípio de tudo. Animação junta todas as especializações da arte”, conclui Saremba.

DESENHOS EM RIO CLARO

“O que faltava em Rio Claro eram oportunidades para conhecer métodos e tecnologias que antes só existiam nas capitais. Com o curso que vamos dar pelo Estúdio Corvo, poderemos abrir portas para possibilidades de trabalho e descobertas de novos talentos. Eu vivi grande parte da minha carreira dentro deste mundo da animação, realizando longas-metragens, séries de TV e muitos comerciais! Eu sei do que estou falando e quero dividir minhas experiências com toda essa turma que estiver a fim de aprender”, diz Saremba.

No último sábado (13), Clewerson Saremba esteve em Rio Claro ministrando a palestra “Animação Digital – A evolução da Arte de dar vida”. Cerca de 100 pessoas estiveram no Estúdio Corvo para conhecer um pouco mais sobre o mundo da animação.  Diretor e animador de longas-metragens, desenhos e comerciais para a TV, Saremba agora deve ministrar um curso em Rio Claro voltado exclusivamente para a animação digital, no espaço do Estúdio Corvo.

Mais de 100 estiveram em palestra
Mais de 100 estiveram em palestra promovida em Rio Claro

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.