Mastros com as bandeiras do Brasil, do Estado, de Rio Claro e do Mercosul no Paço Municipal

Da Redação

Mastros com as bandeiras do Brasil, do Estado, de Rio Claro e do Mercosul no Paço Municipal
Mastros com as bandeiras do Brasil, do Estado, de Rio Claro e do Mercosul no Paço Municipal

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil. Nas cores verde, amarela, azul e branca, a ideia da bandeira atual foi elaborada pelo professor Raimundo Teixeira Mendes, que contou também com a participação do Dr. Miguel Lemos e do professor Manuel Pereira Reis. Quem fez o desenho foi o pintor Décio Vilares.

Na nossa bandeira, o Distrito Federal e cada estado da federação estão representados por uma estrela. São, portanto, 27 estrelas de 8 constelações representando os atuais 26 estados e o distrito federal brasileiros.

Os mais velhos certamente se lembram do hasteamento da bandeira na escola, que ocorria todos os dias ou pelo menos uma vez por semana. Aos poucos, esse hábito foi se perdendo e hoje acontece apenas em datas especiais. O pesquisador Tiago José Berg fez um levantamento sobre o histórico e as curiosidades sobre bandeiras de vários países e do Brasil.

Segundo ele, vários fatores explicam essa situação. Um deles é que a linguagem simbólica é muito técnica e difícil de ser compreendida. Além disso, criou-se um mal-estar em torno da bandeira e dos brasões, que foram muito associados ao regime militar. Com isso, os símbolos foram sendo esquecidos.

Berg informa que existem muitos mitos que cercam a história da bandeira brasileira. Um deles é com relação às cores. O verde representaria as matas, o amarelo o ouro, o azul o céu e o branco a paz. Na verdade, Berg explica que as cores representam as famílias imperiais: Bragança, Habsburgo e Bourbon.

O pesquisador conta que a estrela localizada sobre a faixa branca representa o Estado do Pará, e não o Distrito Federal, como chegou a ser ensinado nas escolas. Outra curiosidade é quanto ao tom de azul. No início, era bem clarinho, da cor do céu de Rio Claro, e com o tempo foi sendo escurecido até chegar ao tom utilizado atualmente.

SOLENIDADE

Em homenagem ao Dia da Bandeira, o Shopping Rio Claro realizará uma cerimônia no sábado (22), às 10h30, para a troca das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo, da cidade de Rio Claro e do shopping por bandeiras novas. A cerimônia contará com a presença de autoridades locais e as bandeiras serão hasteadas ao som do Hino Nacional interpretado pelo Coral Encanto Jovem da Guarda Mirim.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.