Com a campanha, na classificação geral, a delegação de São Paulo ficou em primeiro no Feminino e em terceiro no Cadete

Matheus Pezzotti

Com a campanha, na classificação geral, a delegação de São Paulo ficou em primeiro no Feminino e em terceiro no Cadete
Com a campanha, na classificação geral, a delegação de São Paulo ficou em primeiro no Feminino e em terceiro no Cadete

O boxe da cidade de Rio Claro marcou mais uma vez seu nome como potência dentro do cenário nacional do esporte das luvas.

Com uma equipe composta por sete atletas, sendo seis Cadetes e uma mulher, os boxeadores rio-clarenses conquistaram cinco medalhas no último Campeonato Brasileiro, realizado de 21 a 29 de junho, em Balneário Camboriú, cidade litorânea de Santa Catarina.

Foram realizados simultaneamente os campeonatos masculino Cadete (15 e 16 anos) e o feminino Adulto (19 a 40 anos). Entre os garotos, Rafael Bombonatti (70 kg) ficou com a medalha de ouro, Marcelo Bagatti (60 kg) com a prata, enquanto que Victor ‘Japonês’ Martins (66 kg) e Kauê ‘Baby Bull’ Belini (60 kg) ficaram com o bronze. Já Jucielen Cerqueira ( 51 kg) foi vice-campeã brasileira, garantindo a medalha de prata.

O caminho dos boxeadores de Rio Claro para conquistar suas medalhas não foi fácil. Único rio-clarense a subir no lugar mais alto do pódio, Bombonatti precisou vencer três duros adversários para ser campeão. Bateu oponentes da Bahia, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

Já Bagatti, que disputou pelo Rio de Janeiro por já ter outro pugilista de sua categoria na delegação de São Paulo, também venceu três lutas, mas foi derrotado na final. Baby Bull Belini venceu dois adversários, mas adoeceu na véspera da semifinal e não pôde lutar, perdendo por WO, ficando com o bronze. Já Victor Martins superou adversário de Pernambuco para ir à semifinal, a qual perdeu para um lutador de Santa Catarina e ficou em terceiro. Mais dois cadetes de Rio Claro disputaram o brasileiro: Icaro Martins (63 kg) e Kaio ‘Notorius’ Barreto (acima de 80 kg), mas foram superados na luta de estreia e ficaram sem subir ao pódio.

Apesar de não ter conseguido o ouro, Jucielen Cerqueira se destacou nos ringues competindo pelo estado do Paraná. Para chegar à prata, a rio-clarense venceu uma atleta do Distrito Federal por nocaute técnico na luta de estreia. Na semifinal, teve a difícil missão de enfrentar a atual campeã brasileira, Margareth Diaz, mas venceu a oponente apresentando um boxe vistoso e eficiente. E, na final, enfrentou de igual para igual Graziele de Jesus, que pertence à seleção nacional, e foi superada após um combate muito equilibrado, deixando uma ótima impressão, já que este foi seu primeiro campeonato brasileiro na categoria Adulto, depois de, em 2014, consagrar-se como campeã Juvenil no nacional.

“Campeonato brasileiro é sempre muito difícil, então ficamos felizes com tantas medalhas. Ano passado, por exemplo, também com sete atletas, trouxemos apenas uma medalha, já este ano conquistamos cinco. O resultado nos deixa satisfeitos e traz a certeza de que estamos no caminho certo”, diz o rio-clarense Breno Macedo, técnico da equipe de São Paulo na competição.

Ainda segundo Breno, os atletas de Rio Claro receberam apoio da prefeitura através da diretoria de políticas especiais para participar da competição.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA