Para quem busca viver experiências diferentes, manter um contato com a natureza, ajudar a preservá-la e ainda contribuir com o trabalho de artesãos da cidade de Rio Claro, ir até o Mercado Municipal é o destino perfeito.

Oito profissionais expõe seus trabalhos, todos a venda, no Box 10, do Mercado Municipal, o tradicional Mercadão, localizado na Avenida Visconde do Rio Claro. O horário de funcionamento é bem flexível e os artesãos podem ser encontrados por lá de terça a sábado, das 13 às 18 horas.

Marlene Maciel Barbuio é artesã há muitos anos e trabalha com uma linha mais sustentável, produzindo bio joias e também tingindo tecidos de forma natural, com produtos extraídos da natureza. “Faço meu trabalho para conseguir gerar renda, mas também sou muito envolvida na questão ambiental, acredito que é possível transformar materiais em peças maravilhosas, contribuir com o meio ambiente e ainda ter um retorno financeiro. Meu trabalho é feito com material reaproveitado, não extraio nada diretamente, os reaproveito”, conta. A artesã fala ainda que está com um novo trabalho a ser realizado, utilizando o bagaço da cana-de-açúcar, descartado após a retirada do caldo. “É possível fazer bandejas, potes, estou trabalhando e desenvolvendo nossas peças.”

Reinaldo Orlando Rossi, juntamente com sua esposa Leila Aparecida Rossi também expõe seus trabalhos no Box. “Reaproveitamos vidros de todos os tipos, modificamos e produzimos novas peças, como suqueiras, peças de decoração, garrafas personalizadas e recentemente, concluí um trenzinho, feito em vidro, representando as estradas de ferro da cidade de Rio Claro”, conta. Leila trabalha também com suplas, trabalhos com diversas técnicas especiais.

No total são oito profissionais que integram o grupo de artesãos, com diversos trabalhos diferentes e de encher os olhos, como peças maravilhosas feitas em crochê, que podem ser encomendadas no local, fotos de pets pintadas em tecidos, como camisetas, bolsas e também quadros, sinos do vento, mandalas, caminhos de mesa, móveis de madeira reutilizadas, quadros e muito mais.

Mercadão

O Mercado Municipal reúne tudo o que a família precisa: espaço grande, com diversas opções de alimentação, música ao vivo, espaço para crianças brincarem, estacionamento, banheiros e muito mais. E agora, também é possível prestigiar o trabalho dos artesãos, que também recebem doações de materiais, mas é preciso consultá-los previamente no local.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.