Carine Corrêa

Em junho de 2008 foi posto em discussão um requerimento na Câmara Municipal para viabilizar a instalação de uma base do Corpo de Bombeiros na zona sul do município. Desde então, a questão vem sendo discutida em Rio Claro.

Em um ultimato emitido em junho deste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) descartou a instalação de uma segunda base da corporação: “Em razão da criação e expansão dos serviços de bombeiros em alguns municípios do Estado, as quais já estavam em andamento e em fase final de conclusão, e conforme reestruturação do Corpo de Bombeiros, as unidades que não existiam fisicamente (como era o caso da Base de Bombeiros de Rio Claro) deixaram de constar da estrutura organizacional e tiveram o efetivo, inicialmente previsto, remanejado para outros locais, a fim de propiciar um melhor atendimento operacional à população”, disse a nota da pasta na época.

Novamente questionado sobre o motivo que levou à extinção do projeto de ampliação, o 16º Agrupamento de Bombeiros – ao qual o agrupamento de Rio Claro está subordinado – não se posicionou sobre o impasse até o fechamento desta edição, mas afirmou que “a situação é delicada, por se tratar de uma questão política”.

O vereador Juninho da Padaria critica a falta de ação do alto comando dos Bombeiros da região e da composição política municipal: “Em RC o Grupamento do Corpo de Bombeiros foi constituído em 1981 com 30 profissionais. Hoje não passa de 23 homens para atender uma população de quase 200 mil habitantes”, disse. Em Cordeirópolis, a primeira base do Corpo de Bombeiros do município será inaugurada nesta quarta feira (26). Em Santa Gertrudes, investimentos de R$ 1 milhão serão aplicados para a implantação da primeira base prevista para o primeiro semestre de 2015.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.