Lucas Calore

Durante a última semana, o Corpo de Bombeiros promoveu uma reciclagem para mergulhadores em Rio Claro. Além da própria base da corporação, a piscina do Ginásio Felipe Karam e o lago do Portal dos Nobres foram utilizados.

Missões foram executadas pelos bombeiros, a fim de reciclar treinamento específico para mergulhos
Missões foram executadas pelos bombeiros, a fim de reciclar treinamento específico para mergulhos

Trabalho

Segundo o tenente Giovani, o intuito foi uma retomada do mergulho autônomo, que é uma ação realizada pelo bombeiro principalmente na época do verão, quando ocorrem afogamentos e deve-se fazer a localização de corpos ou objetos.

“Para que os mergulhadores não fiquem desatualizados, a reciclagem é feita. Durante três dias, houve uma revisão no manual técnico dos bombeiros, revisando capítulos teóricos e realizando bases práticas, como adaptação ao meio líquido e recapitulação da base de como se realizam buscas”, explica.

Região

Bombeiros de várias cidades da região participaram dos treinamentos. Mergulhadores da Cidade Azul, Americana, Santa Bárbara d’Oeste, São Pedro, Limeira, Piracicaba, Araras, Leme, Pirassununga e Espírito Santo do Pinhal se empenharam durante os três dias de aulas.

Bombeiros também treinaram no lago dentro do Portal dos Nobres
Bombeiros também treinaram no lago dentro do Portal dos Nobres

Segurança

O tenente Giovani lembra que a atividade do mergulhador é insalubre, já que na maioria das vezes ele entra em águas turvas, sem visão. “Tudo é feito no tato e com o apoio da corda segurada pelo companheiro de trabalho. Portanto, precisamos estar atualizados com os toques. É preciso saber indicar as emergências. É uma questão de segurança para o próprio mergulhador”, aponta.

A questão de afogamento é destacada, uma vez que ocorre perda de vida, a família quer reaver o corpo o mais rápido possível para fazer o velório. “Temos que dar importância na rapidez e agilidade de chegar ao local, preparar o equipamento e realizar de forma rápida o mergulho e localização do corpo”, comenta o tenente Giovani.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.