BALÃO DE ENSAIO: a construção de uma segunda base do Corpo de Bombeiros chegou a ser ventilada por políticos locais

Carine Corrêa

Tem início nesta quinta-feira (7) em todo o Estado de São Paulo a campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’. Tenente Giovani, que chefia o Corpo de Bombeiros de Rio Claro, faz o convite para que toda população rio-clarense participe da campanha que se estenderá até o final do mês, dia 31 de julho.

“Os interessados deverão se encaminhar ao hemonúcleo da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, situado na Avenida 15, informando que está fazendo parte da campanha”, detalhou o comandante Giovani em nota encaminhada ao JC. “Reserve um dia desta semana na sua agenda para fazer uma boa ação. Visite um posto de coleta pró-sangue e doe. Não demora nada e muitas pessoas ganham uma vida nova. Prove que o seu sangue passa mesmo pelo coração; doe”, finalizou.

Dúvidas sobre a campanha podem ser sanadas pelo telefone (19) 3535-7022. Vale lembrar também que o Corpo de Bombeiros atende a emergências, 24 horas por dia, por meio do telefone 193.

Quem pode doar?

Para doar sangue é preciso estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 65 anos de idade, pesar no mínimo 50 quilos e estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). Além disso, é preciso ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação e apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de identidade, Cartão de identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Passaporte e CNH).

Quem não pode doar?

Aqueles que contraíram gripe devem aguardar 7 dias. Em relação à gravidez, podem doar as mulheres 90 dias após o parto normal e 180 dias após cesariana. O doador não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 4 horas que antecedem a doação e não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses. Quem esteve em estados com índice de malária deve aguardar 6 meses, e quem morou aguardar 3 anos (Secretaria da Saúde de SP).

Onde ir?

Interessados em doar sangue na campanha ‘Bombeiro Sangue Bom’ devem procurar a Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, situada na Avenida 15, área central. Dúvidas no telefone (19) 3535-7022.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.