Luiz Carlos Nascimento tem cuidados antes e depois de narrações e entrevistas longas

Fabíola Cunha

Luiz Carlos Nascimento tem cuidados antes e depois de narrações e entrevistas longas
Luiz Carlos Nascimento tem cuidados antes e depois de narrações e entrevistas longas

No dia Mundial da Voz, comemorado nesta quinta-feira (16), nada melhor do ouvir, com o perdão do trocadilho, a voz da experiência.

Luiz Carlos Nascimento, locutor da Rádio Excelsior Jovem Pan AM 1410 khz, sabe que é um privilegiado, com o tom grave e a dicção bem trabalhada usado para narrar jogos, entrevistar e cobrir eventos ao vivo, o que sempre exige fala rápida, mas clara.

Ele começou no jornalismo há 30 anos e em princípio não tinha nenhum cuidado especial com a voz: “Depois de algum tempo comecei a cuidar e ver como um instrumento de trabalho, hoje não tomo líquidos gelados antes nem depois das transmissões e tomo água diariamente “, explica.

O “famoso“ aquecimento vocal, também é tática dele para proteger as cordas vocais, mas o desgaste é inevitável. “Após narrar um jogo de futebol, sempre sinto o desgaste, é cansativo é como se tivesse praticado atividades físicas”, diz.

Nascimento também pontua que atualmente, muitos jornalistas acabam considerando mais a notícia que devem dar do que o modo como fazer isso, o que diferencia locutores de jornalistas: “O locutor de rádio é mais sucinto, ele resume, adapta a informação ao meio, muitas vezes o jornalista acaba sendo mais dissertativo, estendendo-se na informação” , opina.

Para garantir a boa qualidade da sua voz e, é claro, a saúde do “equipamento” vocal, algumas substâncias devem ser evitadas e outras, fazer parte da rotina. Os indesejáveis são: cigarros e drogas são substâncias químicas que irritam as pregas vocais o que pode trazer rouquidão, um dos primeiros sinais de que há algo errado com a garganta e a longo prazo essa rouquidão pode evoluir para lesões mais sérias, existindo forte relação entre o cigarro e o câncer de laringe; balas, pastilhas e sprays enquanto fala, principalmente as mais ardidas, causam falsa sensação de alívio, uma espécie de anestesia, o que leva a pessoa forçar a garganta; receitas caseiras para melhorar problemas vocais têm componentes que não fazem bem à garganta, como por exemplo, líquidos ácidos – limão e vinagre e acabam irritando as cordas vocais; comer em excesso ou ingerir alimentos de difícil digestão também provocam refluxo de ácido do estômago para a garganta e causam irritação.

Já o que deve fazer parte da vida: descansar e dormir bem, pois a voz reflete o cansaço físico e a falta de ânimo; beber muito líquido, principalmente água, hidratar as pregas vocais é fundamental e evita o ressecamento das mesmas, pois com a hidratação, as pregas vocais vibram livremente; manter a voz sempre no seu tom natural sem fazer esforço ao falar; manter sempre uma boa postura corporal; poupar a voz durante crises alérgicas e estados gripais; comer maçã, que tem propriedades adstringentes, limpando o trato vocal até os pulmões.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.