Com 234 casos confirmados de dengue, Rio Claro reforça alerta à população para a importância de se adotar medidas que visam combater o mosquito transmissor. “O poder público tem trabalhado permanentemente em ações para evitar a doença e pedimos o apoio da população para que as ações preventivas tenham o resultado esperado”, destaca Maria Clélia Bauer, secretária municipal de Saúde.

Boletim com número de casos da doença foi divulgado na quinta-feira (9) pela Vigilância Epidemiológica. Dos 234 casos, 221 foram contraídos no município. “Estamos em situação de alerta e é necessário o envolvimento de toda a comunidade para revertermos a situação”, acrescenta a secretária. Na última semana foram confirmados 96 novos casos da doença.

No caso de sintomas de dengue, a orientação é para que se busque atendimento nas unidades de saúde da família ou nas unidades básicas de saúde, que são porta de entrada para atendimento na rede pública municipal. No local o paciente encontrará equipe preparada para realizar os procedimentos necessários em cada caso, como coleta de exames e hidratação.

Evitar o acúmulo de água parada é a principal medida para evitar a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Durante a semana, agentes do Centro de Controle de Zoonoses realizam vistorias nas residências e orientam a comunidade. Aos sábados são realizados mutirões nos bairros, que inclui o recolhimento de possíveis criadouros. Imóveis especiais, como escolas, e pontos estratégicos, como borracharias, também são vistoriados.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção realiza ininterruptamente ações de limpeza nos bairros. Desde janeiro, cerca de 1.500 toneladas de materiais foram retiradas de terrenos, vias públicas e logradouros em várias regiões da cidade. Também é fundamental que os proprietários mantenham os terrenos baldios em ordem.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente é outro setor que tem importante papel nos serviços que a prefeitura oferece para que a cidade fique limpa e haja menos chance do mosquito da dengue se reproduzir. A pasta gerencia seis ecopontos (que abrem todos os dias da semana), a coleta de lixo domiciliar em todos os bairros três vezes semana, o serviço de cata bagulho mensal nos bairros com recolhimento porta a porta de móveis velhos e materiais inservíveis, e a coleta seletiva de lixo. Informações e calendários desses serviços estão no site da prefeitura, www.rioclaro.sp.gov.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA